Veja 5 motivos que fazem o seu cachorro se coçar
12 de janeiro de 2022
Policiais paralisam delegacias plantonistas de Sergipe
12 de janeiro de 2022
Exibir tudo

Qualidade da água dos lagos da Sementeira é monitorada

O monitoramento da água é feito de forma contínua

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) prossegue com os cuidados para a manutenção da qualidade da água dos lagos do Parque Augusto Franco (Sementeira), localizado no bairro Jardins, zona Sul de Aracaju. Neste sentido, técnicos do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) efetuaram, nesta terça-feira, 11, a coleta de amostras para análise.

A coleta foi feita em diferentes pontos dos lagos entre as extremidades e o centro. Serão avaliados os componentes necessários à vida aquática, a exemplo do índice de oxigênio dissolvido e salinidade. De acordo com a Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), o monitoramento é feito de forma contínua, desde 2017, quando houve um período de mortandade de peixes. Os últimos laudos demostraram resultados satisfatórios.

Plantas aquáticas

“Além do acompanhamento constante, esse resultado é fruto de outras ações da Emsurb, como a retirada das plantas aquáticas, em excesso, na extensão da lâmina d’água, e a limpeza do entorno do local, através das atividades de capinação e roçagem”, enfatizou o diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro.

Ele afirmou ainda que duas estruturas para aeração do lago estão em funcionamento para manter a oxigenação da água. “Os equipamentos auxiliam na difusão de subprodutos como nitrito e gás carbônico, por exemplo, proporcionando um melhor ambiente para os peixes”, acrescentou o diretor, ao informar que o laudo científico deverá ficar pronto em até 30 dias e será enviado à Emsurb.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *