Espetáculo “Memória de um cão” chega a Aracaju
23 de julho de 2015
PM redistribui área de atuação do 8º Batalhão em Aracaju
23 de julho de 2015
Exibir tudo

Prefeitura incentiva esporte em Aracaju

A valorização e o incentivo ao esporte sempre foi uma das prioridades nas gestões comandadas por João Alves Filho. Para ele, o esporte é o caminho mais rápido, mais fácil e mais econômico de evitar ou retirar os jovens do convívio com as drogas.

Já no início de sua atual gestão municipal, o prefeito deu à Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) uma autonomia e boas condições de trabalho, que proporcionam a manutenção do programa Bolsa Atleta, fazendo com que atletas sejam revelados e que participem de competições nacionais e internacionais, conquistando títulos, a exemplo das jogadoras de vôlei de praia Duda e Carol.

Na primeira gestão como prefeito, criou o Parque da Cidade, que na época passou a funcionar como um centro de esportes aberto ao público. Quando governador, construiu diversas praças e estádios na capital e municípios do interior, difundindo a prática esportiva em todo o estado. Uma das medidas foi a criação de 12 campinhos em bairros de Aracaju, com estrutura moderna, gramados e refletores, mas que não foram conservados pela população nem por gestões seguintes. Hoje, somente quatro campos funcionam, e sem todas as condições iniciais.

Ainda durante a gestão estadual de João Alves Filho, foi construído o Centro de Ginástica Rítmica. Muito criticado à época, o local hoje é o único centro do país voltado exclusivamente para essa modalidade, e serve de centro de treinamento para a seleção brasileira, que recentemente foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que acontecem no Canadá.

Outro marco que, além de ponto turístico mais importante da cidade se tornou um local para práticas esportivas amadoras e profissionais é a Orla de Atalaia. Com diversas quadras poliesportivas, a estrutura foi considerada pelo tenista Fernando Meligeni, o maior centro público de esportes da América Latina.

Futebol

No que diz respeito à paixão nacional, os investimentos das administrações de João Alves Filho sempre são marca registrada. Enquanto governador, foi criado o Gol da Sorte, que serviu de modelo para vários governadores, a exemplo do Rio de Janeiro e Bahia, que estiveram em Aracaju para colher informações e adaptar o programa.

“A governadora do Rio de Janeiro na época, Rosinha Garotinho, veio pessoalmente e levou essa novidade para o Rio de Janeiro, enquanto, paradoxalmente, aqui isso não foi levado adiante. O Rio de Janeiro continua fazendo uso, e em Salvador a mesma coisa: o governador na época, Antonio Carlos Magalhães, esteve aqui e em Salvador o projeto permanece até hoje, com nome diferente, intitulado “sua nota vale um show”, lembra o secretário municipal de Comunicação Social, Carlos Batalha.

No terceiro governo, João Alves retomou o programa e tentou, antes de sair do poder, torná-lo lei, mas não obteve sucesso. “Infelizmente no governo de Marcelo Déda ele foi extinto. Quando João Alves Filho tentou assegurar a lei, a própria Federação Sergipana de Futebol se recusou, com a alegação de que o governador que estava entrando iria manter esta mesma promoção, mas nada foi feito e os times continuam aí sem apoio”, completa o secretário.

Em 2006, o futebol sergipano na capital possuía cinco clubes (Sergipe, Confiança, Cotinguiba, Vasco e Olímpico), e hoje são apenas dois. “Os clubes foram fechando as portas, e hoje, só existem, mesmo assim com muita dificuldade, o Sergipe e o Confiança, que se não fosse o ótimo trabalho das suas diretorias esse clubes não mais existiriam”, analisa Batalha.

Agora na Prefeitura de Aracaju, mais uma demonstração de incentivo ao futebol está sendo vista pelos aracajuanos. Mesmo diante dos problemas financeiros, a administração municipal faz questão de apoiar os times e incentivar o torcedor a alavancar seu clube.  No ano passado, a Prefeitura patrocinou o Sergipe e o Confiança nas competições,  e agora está patrocinado o Confiança no Campeonato Brasileiro da série C, com uma cota no valor de 140 mil reais, cuja primeira parcela foi paga nesta semana.

Eventos

Vários investimentos em termos de captação de eventos também foram realizados pela Prefeitura, a exemplo do JUBS no ano passado, e neste ano o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Escolar. Na próxima semana, acontece o Circuito Caixa de Ginástica, com a presença do medalhista Arthur Zaneti, com total apoio logístico da Prefeitura.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *