Mais de uma tonelada de óleo recolhida em Sergipe
5 de novembro de 2019
Câmara de Aracaju rejeita Estatuto do Pedestre
5 de novembro de 2019
Exibir tudo

PEC do governo pode acabar 10 municípios de Sergipe

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) propondo um Pacto Federativo no Brasil e entregue, hoje, pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Senado sugere a fusão de municípios. Segundo a PEC, aqueles com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor do que 10% da receita total devem ser incorporados por municípios vizinhos e maiores do que eles.

Caso o Congresso aprove a sugestão do governo federal, 10 municípios sergipanos podem ser incorporados por outros. Conforme estimativa populacional feita pelo IBGE, agora em 2019, estão sujeitos à incorporação os seguintes municípios de Sergipe: São Francisco (4.179), Cumbe (3.961), Canhoba (3.952), São Miguel do Aleixo (3.921), Santa Rosa de Lima (3.899), Malhada dos Bois (3.428), General Maynard (3.302), Pedra Mole (3.244), Telha (3.118) e Amparo do São Francisco (2.686).

A justificativa da PEC para a fusão dos municípios é de que a medida promoverá o fortalecimento federativo e maior autonomia para gestão de recursos. A proposta prevê, ainda, que todos os entes da federação façam congelamento de despesas para todos os poderes, assim como ocorre com a União.

Mais de mil ameaçados

Segundo o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, 1.254 municípios brasileiros atendem às duas condições (poucos habitantes e baixa arrecadação). Pelo que propõe a PEC a ser apreciada pelo Congresso, a incorporação valerá a partir de 2026, e caberá a uma lei complementar definir qual município vizinho absorverá a prefeitura deficitária.

Crédito: Senado

Compartilhe:

11 Comments

  1. ANDESSON disse:

    Acho mais que justo!! Deveria entrar muito mais nessa lista. Deveria ficar apenas acima de 20mil habitantes.

  2. Ademilton Costa da Silva disse:

    Sou contra esse governo. Mas, vou dar o braço a torcer, em favor do Brasil . Concordo com essa medida em número é gênero….não há necessita desses municípios existirem.

  3. Carlos Eduardo Lucas Silva disse:

    Perfeito! Concordo tbem que deveria ampliar pra menos de 20mil pelo menos. Esses locais só servem pra enriquecer alguns prefeitos e seu parentes e fazer o povo sofrer. Em tese, municípios pequenos deveriam ser de fácil gestão e consequentemente prósperos, mas o que acontece é o contrário…

  4. Amanda disse:

    Acho desnecessário mudar isso,nos municípios estão os valores ,somos humanos na hora de vota faz diferença,muito melhor deixar como estar ,porque mudar isso temos as escolas,prefeitura,precisamos da própria organização no nosso município.

  5. Maria Eliane Santana disse:

    E muitos pais de família desempregado e a saúde desse povo que tem posto no município como vai ficar. E melhor tentar tira os benefício dos políticos. Tipo roupa, combustíveis, moradia e etc.

  6. Rosângela Rodrigues de Freitas disse:

    Muito bem presidente

  7. Sérgio Oliveira Silva disse:

    E como ficariam os servidores ?

  8. ElieteAlves disse:

    Quero ver a reforma política, diminuir o número de candidados , suas mordomias e seus salários…. aí sim eu iria aplaudir de pé…… Cadê a coragem do presidente para fazer essa reforma, o povão todo iria apoiar.. .

  9. ElieteAlves disse:

    Quero ver a reforma política…, diminuir o número de candidados , suas mordomias e seus salários…. Aí sim eu iria aplaudir de pé…… Cadê a coragem do presidente para fazer essa reforma? Espero q em breve ele o faça…. Entraria para a história….

  10. Karina Cardoso disse:

    Concordo plenamente com essa medida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *