Sebrae capacita empresários sobre gestão financeira
14 de julho de 2016
Luciano sofre nova derrota no TSE
14 de julho de 2016
Exibir tudo

TCE ameaça rejeitar contas de 15 municípios sergipanos

Contratação sem a devida fundamentação técnica, indícios de sobrepreço, dispensa indevida de licitação, restrição ilegal de competitividade. Estas são algumas das irregularidades encontradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) ao avaliar a gestão de resíduos sólidos em municípios sergipanos.

Um relatório consolidado sobre a matéria foi apresentado pelo conselheiro-presidente Clóvis Barbosa no Pleno desta quinta-feira, 14, após levantamento da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços, tendo como base iniciativas do Ministério Público Especial.

Ao todo são 15 os municípios envolvidos: Aracaju, São Cristóvão, Lagarto, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Canindé, Japaratuba, Barra dos Coqueiros, Carmópolis, Maruim, Siriri, Divina Pastora, Riachuelo, Pirambu e Rosário do Catete. Juntos, reúnem um montante impactado de R$ 122.580.213,25.

Segundo o relatório, em nenhum desses municípios há justificativa técnica para o descarte da opção da gestão em consórcio em contraponto à gestão individualizada, bem como estudos acerca das reais necessidades municipais antes da licitação, quando ocorreram.

Ainda com relação aos procedimentos licitatórios, a constatação é de que a dispensa tem sido a regra, “em franco desrespeito ao mandamento constitucional que diz que a regra é a contratação precedida de licitação”. Apenas 33% dos municípios licitaram, embora na maioria dos casos o vencedor tenha coincidido com os antigos contratados por dispensa.

Além disso, 27% ainda jogam resíduos nos lixões e 93% não dispõem de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, como determina a Lei nº. 12.305/10 (Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Diante das constatações, a proposta do conselheiro-presidente, acatada pelo colegiado, foi no sentido de determinar aos 75 municípios sergipanos o cumprimento da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, inclusive com o fechamento dos lixões, “sob pena de rejeição das contas ou ressalva nas mesmas, a depender do conjunto e da gravidade das infrações”.

Fonte: Ascom/TCE 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *