Deputado Valmir condenado a oito meses de prisão
2 de dezembro de 2015
Gustinho cassado pelo TRE
2 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Furtos na rede elétrica causam prejuízos à Prefeitura

Os locais escolhidos para os furtos são praças públicas e postes em avenidas

Seis Registros Policiais de Ocorrências (RPO) apenas no último mês de novembro em que foi denunciado o furto de cabos, fios, luminárias, braços, refletores e outros equipamentos do sistema de iluminação publica da capital. Este é um novo desafio identificado e encarado com firmeza pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para garantir a normalidade na rede elétrica da capital e não causar transtornos para os cidadãos aracajuanos que se vêem prejudicados pela ação de vândalos.

Os locais escolhidos para os furtos são geralmente praças públicas e postes em avenidas com pouca movimentação de pedestres. A Praça da Bandeira, por exemplo, foi recentemente alvo de ação criminosa em que foi constatado o furto de refletores e das fiações que seriam utilizados nos dois mastros em que são hasteadas as bandeiras de Sergipe e do Brasil. As equipes de Iluminação pública da Emurb, assim que verificaram a ausência de equipamentos, prestaram queixa na Delegacia Metropolitana, pedindo providências.

A Praça Chico Mendes, localizada no conjunto Orlando Dantas, bairro São Conrado, também teve seu sistema de iluminação danificado por conta do furto de cerca de 250 metros de cabos elétricos.  As ações criminosas também prejudicaram a iluminação das praças, Emiliano Schuster, no Ponto Novo; Praça Zilda Arns, bairro Grageru; no viaduto Jornalista Carvalho Déda, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA); a praça Guadalupe Amado Mendonça, no Inácio Barbosa entre outros.

Outro caso causou um prejuízo de aproximadamente R$ 80 mil aos cofres públicos foi o furto de mais de 16 mil metros de cabos elétricos e 60 luminárias dispostas na extensão da avenida Beira Mar. Por se tratar de uma região onde existe ciclovia e bastante utilizada para caminhadas e outros exercícios físicos, a população foi prejudicada e mesmo com a reposição gradual dos equipamentos, a iluminação do local ficou comprometida.

Denúncia da população

Mesmo com a fiscalização da Guarda Municipal, que tem desenvolvido um rigoroso trabalho de fiscalização preventiva e ostensiva nos logradouros públicos da cidade, a ousadia dos criminosos chega a ser tanta que furtam à luz do dia. Muitas pessoas que moram nas adjacências dos locais onde houve os furtos, confirmam que presenciaram a ação, mas não denunciam por temer retaliação. A PMA apela à população que denuncie os criminosos e acione a aparelho de Segurança Pública mais próximo, seja a Polícia, através do número telefônico 190, ou a Guarda Municipal através do telefone 153 ou ainda através do aplicativo WhatsApp pelo número 98869-4575. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Desde que assumiu a responsabilidade pela Manutenção da Iluminação Pública do município de Aracaju, em janeiro deste ano, a PMA investiu na melhoria da rede de toda a capital. Só entre janeiro e setembro, foi investido um total de mais de R$ 3,7 milhões. No início do ano, o parque de iluminação estava com cerca de 17% apagado, o que equivale a cerca de 9.000 lâmpadas. A razão da dificuldade da redução do número de lâmpadas apagadas é em função da quantidade de lâmpadas, reatores, relés e luminárias, bastante danificadas e envelhecidas.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *