Advogados dizem que Veja mente sobre Lula
26 de julho de 2015
Confiança está na final do Sub-19
26 de julho de 2015
Exibir tudo

Empresas trocam a energia elétrica pelo Gás Natural

Os constantes reajustes verificados no preço da energia elétrica têm estimulado empresários sergipanos a substituir esta fonte energética pelo Gás Natural, visando reduzir o custo operacional das empresas. De acordo com o diretor presidente da Sergas, Roani Lemos da Silva Santos, a empresa já atende em Sergipe 18.017 unidades habitacionais; 125 estabelecimentos comerciais; 38 indústrias; 36 postos de combustíveis (dois através de Gás Natural Comprimido – GNC) e um fornecedor de GNC, também conhecido como gasoduto virtual.

Hoje, a Sergas possui 178 quilômetros de rede de distribuição de Gás Natural e prevê alcançar 374 quilômetros de rede até 2019. Além de Aracaju, são atendidos pela Sergás os municípios de São Cristóvão, Socorro, Carmópolis, Itaporanga, Estância e Rosário do Catete. Por meio de caminhão (Gás Natural Comprimido, também conhecido como gasoduto virtual) são abastecidos os municípios de Areia Branca, Rosário do Catete e Propriá.

Somente na Grande Aracaju já recebem Gás Natural os bairros Aruana, Aeroporto, Atalaia, Coroa do Meio, Farolândia, Santa Maria, Augusto Franco, Distrito Industrial, Jardins, Grageru, 13 de Julho, Garcia, Luzia, Inácio Barbosa, Salgado Filho, Suíssa, São José, Cirurgia, Jabotiana, Santa Lucia, Ponto Novo, Bairro Industrial, Centro, Siqueira Campos, Pereira Lobo, América, Rosa Elze, Olaria e Sobrado. “Temos previsão para ampliar o atendimento nestas regiões”, afirma Roani Lemos.

O diretor presidente da estatal revela que o comércio do Gás Natural Comprimido ou gasoduto virtual é uma atividade livre, feita por empresas particulares e regulada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Este serviço atende usualmente regiões ainda não alcançadas pela rede de distribuição de Gás Natural. Areia Branca, Rosário do Catete e Propriá, por exemplo, recebem gás através de caminhões.

E quando a rede de Gás Natural vai chegar a outros municípios do interior de Sergipe? Segundo o diretor presidente Roami Lemos, como concessionária estadual responsável pela distribuição de Gás Natural Canalizado, a Sergas realiza estudos periodicamente, visando adequar o seu planejamento estratégico a realidade de mercado, inclusive no tocante ao atendimento ao interior do Estado.

Recentemente, o deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) apresentou indicação na Assembleia sugerindo ao Governo incentivar a distribuição de Gás Natural por meio de caminhão, o chamado gasoduto virtual. Segundo o parlamentar, esta iniciativa beneficiaria empresas de médio e pequeno porte em municípios como Lagarto, Itabaianinha, Simão Dias, Boquim e Itabaiana. No entender do diretor presidente da Sergás, a proposta do deputado e a discussão do assunto por setores da sociedade revelam a importância do Gás Natural para a economia de Sergipe, e mostra “o alinhamento com a missão da Sergas em proporcionar soluções energéticas por meio da distribuição do Gás Natural no Estado”.

Por Adiberto de Souza

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *