Livro trata sobre as ruas João Pessoa e Laranjeiras
13 de agosto de 2015
Grupo Viver Melhor muda percepção de agressores
13 de agosto de 2015
Exibir tudo

Empresa investe em chás orgânicos

Localizada em Nossa Senhora do Socorro, a Namastê produz hoje 10 mil caixas/ mês de 10 chás orgânicos, além de oito tipos de temperos. Embora admita que no Nordeste o consumo de gêneros orgânicos ainda é pequeno, a empresária Débora Silva, com especialização em agricultura biodinâmica, está otimista e projeta aumentar a linha de produtos oferecidos. Atualmente, toda a produção da empresa é comercializada em Aracaju, com destaque para o Empório Naturista.

Débora Silva começou a plantar ervas medicinais em 2001 na fazenda dela, localizada no Baixo São Francisco. A produção orgânica era vendida para empresas diversas com margens muito baixas de lucro. As ervas produzidas por agricultores familiares e sob a orientação dela eram misturadas com as de vários outros produtores – inclusive com as daqueles que usam agrotóxicos -, para que fossem processados, padronizados, armazenados e embalados para a venda nas grandes redes varejistas. A empresária lembra que essa mistura impedia o cliente de obter os benefícios dos produtos orgânicos.

A relação conflituosa com os varejistas levou a dona da Namastê a usar parte das ervas que colhia para produzir também chás, que eram vendidos a supermercados. . O problema foi que os varejistas adquiriam o produto da empresa sergipana por um valor quase igual ao dos chás não orgânicos, e o colocavam nas gôndulas por um preço bem maior, aproveitando o nincho dos gêneros orgânicos. Sem falar que, por ser de pequeno porte, a Namastê tinha uma exposição menos privilegiada nas lojas varejistas.

Essa concorrência desleal com os grandes produtores de chás, obrigou a empresária a suspender a produção de plantas medicinais, reduzir drasticamente o número de empregados e se instalar em Nossa Senhora Socorro para produzir chás e temperos orgânicos. Hoje, a empresa processa ervas compradas do Paraná e uma pequena quantidade produzida no sítio, onde se encontra fábrica capitaneada por Débora Silva.

A Namastê produz hoje chás de cidreira, hortelã, melissa, carqueja, camomila, erva doce, sonhar, refeição, ninar, chá verde, e maturidade feminina. O consumidor também pode adquirir temperos de alecrim, orégano, manjerona, manjericão, salvia folhas em testeira, tomilho, e erva de provence.

De acordo com dados da Euromonitor, o consumo de chá no país cresceu 16% desde 2009 e misturas exóticas de flores e frutas já vêm ocupando o lugar do tradicional hortelã ou da camomila. Porém, conforme ainda a pesquisa, o consumo brasileiro de pouco mais de oito xícaras por ano/pessoa coloca o Brasil na última posição entre os 52 paises pesquisados. Mercado à parte, os chás são uma das formas mais antigas de se tratar da saúde, pois suas propriedades medicinais foram a base para a maioria dos medicamentos existentes.

Por Adiberto de Souza

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *