Brasil está exportando soja por Sergipe
25 de julho de 2015
Advogados dizem que Veja mente sobre Lula
26 de julho de 2015
Exibir tudo

Dez praias em Sergipe estão impróprias para banho

Cuidado na hora de escolher qual praia você pretende ir neste final de semana. Segundo a  Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema),  estão impróprias para banho as praias do bairro 13 de Julho,  Banho Doce, Robalo e a dos Artistas . No interior, estão impróprios os balneários de Pirambu, Atalaia Nova e todas as “prainhas” do Rio São Francisco. No total, das 28 monitoradas pela Adema, 10 praias estão impróprias para banho. Na última semana, o número apontava para 13 delas, entre o litoral Norte e Sul de Sergipe.

Segundo explica o gerente de Avaliação e Monitoramento Ambiental, Péricles Azevedo, no período chuvoso a contaminação das águas do mar tem a perspectiva de aumentar em consequência de alguns fatores, dos quais podemos destacar que, com a intensidade das chuvas ocorre aumento do volume das águas dos rios, com arraste de sujidades de suas margens as quais são transportadas até o mar, que através do movimento das correntes marinhas estes contaminantes alcançam às praias.

“Podemos considerar também que por ação das chuvas ocorre o arraste de poluentes das ruas para as galerias de águas pluviais as quais são carreadas até o mar, acrescentando ainda a existência de ligações clandestinas de esgotamento doméstico/sanitário às redes coletoras de águas pluviais, cuja destinação é o mar”, destacou Péricles, enfatizando ainda que os fatores citados podem provocar condições impróprias de balneabilidade, constatadas através de análises laboratoriais por este órgão ambiental.

Sinalização

Placas indicando o resultado do monitoramento são afixadas pelo órgão responsável nos locais monitorados. A cor azul indica água própria e a vermelha imprópria para banho. Estas se destinam a alertar os banhistas para que evitem os locais impróprios para banho.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *