Sobradinho terá vazão reduzida
9 de novembro de 2015
Fecomércio retoma obras do novo Hotel Sesc na Atalaia
9 de novembro de 2015
Exibir tudo

Copo americano é brasileiríssimo

O popular copo americano tem oficialmente 190 ml

Embora não seja sinônimo de sofisticação à mesa, ele é imprescindível nos bares e botecos mais tradicionais do país. O copo americano já foi até eleito pelos brasileiros como o melhor para se tomar cerveja.

O que pouca gente sabe é que apesar do nome, o copo americano não foi importado dos Estados Unidos. Na verdade, ele foi completamente desenhado para atender aos costumes brasileiros, na década 40.

A ideia foi do empresário paulista Nadir Figueiredo, que em 1947 resolveu produzir copos de vidro, inspirados nas peças vendidas nos Estados Unidos. Motivo que o levou a chamá-lo de “copo americano”.

Atualmente, é exportado para 70 países. Copinho que carrega muitos fatos curiosos em sua história: segundo a marca, até hoje já foram produzidos seis milhões de peças, que juntas pesariam 630 milhões de toneladas. Unidades que, enfileiradas, chegariam a 402 mil km, ou 10 voltas ao redor da terra.

A empresa Nadir Figueiredo possui, inclusive, um escritório de marcas e patentes que supervisiona imitações de produtos da marca, mas é fato, o copo americano é o mais copiado.

Produção

O segredo da alta produtividade, claro, é segredo industrial. Mas, Flávio Fukugava, diretor da unidade, revela que isso nem sempre foi tão ágil assim. No ano de sua criação, em 1947, faziam-se dois copos por minuto; em 1965, 60 unidades; e ao longo dos anos, o investimento levou ao volume de produção de hoje.

Atualmente, a empresa dedica uma linha de produção exclusiva para o ilustre artigo de seu portfólio: são 400 copos fabricados por minuto, 24 horas por dia.

O copo americano, dono de toda a fama, é chamado de Tradicional. Ele tão popular que virou unidade de medida em receitas. Além dele, há uma linha completa baseada em suas formas, com o Long Drink de 300 ml, ideal para batidas e caipirinhas; e o de 450 ml, perfeito para sucos e refrigerantes. Para aperitivos, há o Dose, de 45 ml. Por fim o Rocks, de 300 ml, mas mais baixinho que os demais, vai bem para destilados.

Ícone gourmet

Não dá para negar que há muito tempo o copo americano deixou de ser o copo só do boteco, da padaria. Ele ganhou status, ficou cult, virou tema de estampa de camiseta descolada e grafite pelas paredes das grandes cidades. E, o que era um artigo praticamente voltado ao segmento do foodservice, transformou-se em artigo da moda também no mundo gourmet. Fato que fez a empresa pensar em linhas para o consumidor final, que muitas vezes, não tinha tanta facilidade para encontrar o copo à venda.

Copo em 190 ml

O copo americano tem oficialmente 190 ml. Essa informação é extremamente importante para quem cozinha. Desde sua criação, ele passou a ser muito usado como medida, assim como a xícara de chá e a colher de sopa.

Na falta do copo para medir os líquidos (leite, óleo, bebida alcoólica etc.) da sua receita, basta seguir a regra: Um copo americano corresponde a 13 colheres de sopa.

(Crédito/portalcatalao.com.br)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *