Novos policiais penais estão aptos a atuar no sistema
13 de janeiro de 2020
Blocos de carnaval precisam ser autorizados
14 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Ano curto, quase perdido

Não esperem muito deste 2020. Apesar de ter um dia a mais, por ser bissexto, este será um ano curto por conta das eleições. Como neste país tudo se move em torno da política, o pleito municipal vai ocupar parte do tempo do Congresso, polarizar os debates na Assembleia e transformar os plenários das câmaras de vereadores em palanques eleitorais. Os problemas graves da população serão, mais uma vez, transformados em plataformas de governos pelos prefeituráveis e substanciarão as promessas vazias dos candidatos a vereador. Ao tempo em que empurram as dificuldades do povo com as barrigas, os políticos vão prometer um paraíso aqui na terra. Não esperem destes suplicantes por votos soluções concretas para o desemprego, a insegurança e a precariedade da saúde e da educação. Pior é que, mesmo sabendo que está sendo enganada, a maioria da população ficará entorpecida com o festival de mentiras propagado no rádio e na televisão. Contente com a ladainha dos candidatos, o povo não perceberá 2020 passando rapidamente, só acordando para a realidade em 2021, mas aí já será tarde demais, pois outro um ano terá passado no calendário da vida. Misericórdia!

Soltou os cachorros

Os pastores Heleno Silva e Jony Marcos (Republicanos) não passam de dois enganadores. Pelo menos é o que pensa deles o ex-governador Jackson Barreto (MDB). Entrevistado pelo semanário Cinform, o emedebista acusou os dois ex-deputados federais de terem lhe traído descaradamente depois que usaram a estrutura do seu governo até o último momento. “São indignos, oportunistas”, fustiga JB. Resta saber o que os reverendos Heleno e Jony pensam do ex-governador. Marminino!

Patinho feio

E o Tribunal de Contas de Sergipe acaba de criar o conselheiro de segunda classe. Mesmo o Supremo Tribunal Federal tendo mandado suspender a indisponibilidade de Clóvis Barbosa, o TCE não lhe devolveu o gabinete, agora ocupado pelo conselheiro desaposentado Flávio Conceição. O desejo de ver Clovis pelas costas é tão grande que, apesar da determinação do Supremo, o TCE mantém o conselheiro no estaleiro, forçando a despachar na escadaria do prédio. Desconjuro!

Bola cheia

Homenageado pelo Tribunal de Justiça com o Colar do Mérito Judiciário, o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, encheu a bola do judiciário sergipano. Segundo ele, a TJ mereceu ser escolhido o melhor do país em 2019, pelas excelentes produtividade, eficiência e qualidade. Toffoli lembrou, ainda, que o Selo Diamante, conferido três vezes seguidas à Corte de Sergipe, numa demonstração que há um trabalho de continuidade de gestão administrativa. É vero!

Novo mandato

O desportista Milton Dantas foi empossado, ontem, para o segundo mandato como presidente da Federação Sergipana de Futebol. Ele foi reeleito pela esmagadora maioria dos dirigentes de clubes de futebol. Apenas um votou em branco. Portanto, até 2024, o futebol sergipano seguirá a batuta de Miltinho, que tem como vice-presidente o também desportista Luiz Santana. Boa sorte!

Lorota boa

O prefeito de Carmópolis, Beto Caju (SD), está culpando a ex-gestora Esmeralda Cruz (PT) pela trágica administração que realiza. Ora, se a coisa era tão feia como Caju pinta, por que ele só está reclamando agora, três anos após seu grupo ter assumido a Prefeitura? Diante do chororô do prefeito, é de se esperar que ele não queira disputar a reeleição, pois se ganhar terá que colocar a culpa nele mesmo pela crise administrativa. Crendeuspai!

Pedra no sapato

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) acredita que receberá aval da Justiça para trocar de partido e, consequentemente, disputar a Prefeitura de Aracaju. Em isso acontecendo, ele terá dificuldades para explicar a gorda aposentadoria como deputado. Aliás, o também prefeiturável Almeida Lima (PV) até já incorporou ao discurso a mamata de Carvalho. Indagado pelo site Universo Político se já não deu sua contribuição como político, Almeidinha fustigou: “Não estou doente, nem sou incapaz. Isso fica para Gilmar que, com menos idade do que eu, já se aposentou”. Homem, vôte!

Lado certo

Os petistas e seus aliados políticos festejaram muito a indicação ao Oscar do filme “Democracia em Vertigem”. Segundo o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), a indicação do longa brasileiro “nos faz acreditar que defendemos o lado certo da história. O impeachment da presidenta Dilma foi um atentado ao Estado Democrático de Direito”. O filme acompanha o período que compreende as manifestações populares de junho de 2013 e o processo que culminou no impeachmentde Dilma Rousseff (PT). Ah, bom!

Tomou gosto

Em silêncio político até um dia desses, o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) resolveu disputar a Prefeitura de Itabaiana. Voltou a conceder entrevistas nas emissoras serranas e a participar dos eventos organizados pelo prefeito Valmir de Francisquinho (PR). Sempre que pode, o tucano deixa claro que é do grupo político do prefeito e que se encontra “pronto e preparado para esse novo desafio”. Apesar do repentino entusiasmo de Amorim, Francisquinho continua circulando na cidade, levando sempre a tiracolo seu secretário e também prefeiturável Adailton Sousa (PR). Pelo visto, esta disputa interna promete. Aff Maria!

Última forma

Quando acabar o recesso, os vereadores de Aracaju permanecerão no mesmo prédio da Câmara. É que nenhuma empresa se candidatou para fazer a reforma física do imóvel. Diante disso, a mesa diretora do Legislativo aracajuano abortou a transferência das sessões – prevista para o próximo dia 4 – para o plenário da Assembleia. Agora, a mudança só acontecerá quando aparecer uma empresa interessada em reformar o velho prédio da Câmara. Então, tá!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário de Sergipe, em 22 de maio de 1958.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *