Celi usa nova tecnologia na construção de casas
13 de novembro de 2015
Sergipanos se dão bem no Brasileiro de Hobie Cat
13 de novembro de 2015
Exibir tudo

Você tem medo da sexta-feira 13?

O gato preto é visto por muitos como uma atração do azar

A sexta-feira 13 é tradicionalmente conhecida como o dia mais azarado de todos. A prova mais recente dessa superstição acaba de ser dada pelo governador licenciado de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB). Afastado do cargo há três meses, para se recuperar de uma cirurgia no tendão do é esquerdo, ele deveria reassumir o governo  hoje, mas adiou para a próxima segunda, visando escapar da sexta-feira 13. JB garante não ser supersticioso, mas seguiu orientação de amigos.

 E você acredita nessas crendices? Existe até um nome para quem tem medo da sexta 13: paraskevidekatriafobia. A data é a junção de duas coisas que por si só já são associadas ao azar. O número 13 é considerado um número do azar, do infortúnio. Em comparação com o número 12, que representa algo “completo”, o 13 é sempre associado a algo irregular. Já a sexta-feira ganhou sua fama de dia de azar devido ao fato de que, segundo a Bíblia, foi o dia em que Jesus foi crucificado.

Apesar de o número ser considerado azarado hoje em dia, em culturas antigas ele já foi associado a sorte e sacralidade. Na cultura egípcia, por exemplo, o número 13 estava ligado à morte, não no sentido negativo mas sim como um renascimento e transformação. Essa conotação permaneceu, mas outras culturas que enxergam a morte como algo negativo se apropriaram disso e associaram o número à má sorte.

Para o cristianismo, a desconfiança com relação à sexta-feira 13 remonta às religiões pagãs. Acredita-se que o dia tenha recebido seu nome em inglês (Friday) em homenagem a uma deusa nórdica chamada Frigga. Para os cristãos, essa figura podia significar uma ameaça à religião controlada por homens e, por isso, os padres a caracterizaram como bruxa. A deusa também se reunia com doze outras bruxas, consagrando-se a 13ª do círculo.

Em cada cultura existem diversas histórias e tradições que justifiquem a aversão à sexta-feira e ao número 13. Há quem argumente que a Sexta 13 é o dia reservado para tragédias e eventos desastrosos. O Grande Dilúvio teria ocorrido numa sexta-feira treze. Em 1972, um avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi caiu nos Andes em uma sexta-feira treze. No Brasil, o AI-5, decreto que enrijeceu a censura e institucionalizou a tortura durante a ditadura militar, foi promulgado em 13 de dezembro de 1968, uma sexta-feira.

Tradicionalmente, alguns elementos conhecidos como azarados, são associados à Sexta-Feira 13. O gato preto é normalmente associado ao mau agouro mas na Sexta-Feira 13, é bastante procurado para rituais de magia negra. A medida que a data se aproxima, grupos de proteção aos animais alertam para que as pessoas cuidem de seus gatos pretos e para que eles não sejam usados nesses rituais.

Fonte iG São Paulo (crédito

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *