Ceia de Natal está mais cara
23 de dezembro de 2015
Sindifisco e Sefaz vão se reunir antes da virada do ano
23 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Vereadores evitaram se “queimar” com aumento

Painel de votação da Câmara expõe votos dos vereadores ao projeto aumentando o preço da passagem de ônibus

Ao aprovarem o reajuste de 14,81% no preço da passagem de ônibus da Grande Aracaju, 10 vereadores deram um presente de grego aos mais de 300 mil usuários do sistema de transporte coletivo. Mesmo sem terem votado no projeto de aumento do prefeito João Alves Filho (DEM), quatro parlamentares também estão sendo muito criticados porque se ausentaram da Câmara na hora da votação ou se abstiveram de votar. Por culpa deles, a tarifa passou de R$ 2,70 para exagerados R$ 3,10.

Uma semana antes de o projeto de reajuste chegar ao Legislativo, os vereadores governistas Jailton Santana (PSC) e Anderson de Tuca (PRTB) prometeram votar contra a majoração: “Com o possível aumento da tarifa, a população será prejudicada, achatando ainda mais o seu poder aquisitivo”, discursou Santana. Por sua vez, o vereador do PRTB disse não ser “justo termos mais essa oneração para a população”. Na segunda-feira (20), dia da votação do aumento, Anderson não apareceu na Câmara e Jailton simplesmente se absteve.

Também foi reprovável o comportamento dos vereadores Bigode do Santa Maria (PMDB) e Daniela Fortes (PP). Esta sempre se posicionou contrária o reajuste da tarifa, mas “adoeceu” na segunda-feira tendo, inclusive, apresentado um atestado médico à Mesa Diretora do Legislativo. Nada demais se, horas após a aprovação do aumento, a “doente” não tivesse participado de uma festa para moradores de rua, organizada pelo pai dela, pastor Daniel Fortes.

Líder comunitário de um dos bairros mais carentes de Aracaju, o vereador Bigode do Santa Maria compareceu à sessão em que o projeto de reajuste foi votado. Como representa uma comunidade muito pobre e que, em sua maioria, usa transporte coletivo, a expectativa era que ele votasse contra o reajuste. Minutos antes de a propositura ser colocada em votação, contudo, Bigode simplesmente desapareceu da Câmara. Ninguém o viu mais naquele dia. Até hoje, o vereador não explicou o sumiço do trabalho para não votar no projeto de aumento.

Como votaram

A favor: Adriano Taxista (PSDB), Agamenon Sobral (PHS), Augusto do Japãozinho (PRTB), Bigode do Santa Maria (PMDB), Agnaldo Feitosa (PR), Gonzaga (PMDB), Manuel Marcos (DEM), Ivaldo José (PSD), Renilson Félix (DEM), Valdir dos Santos (PT do B) e Vinicius Porto (DEM).

Contra: Bertulino Menezes (PSB), Emerson Ferreira (Rede), Emmanuel Nascimento (PT), Iran Barbosa (PT), Lucas Aribé (PSB), Lucimara Passos (PC do B), Max Prejuízo (PSB), Nitinho (DEM) e Roberto Morais (SDD) (Nitinho e Roberto são da bancada de situação)

Abstiveram-se: Adelson Barreto Filho (PSL) e Jailton Santana (PSC).

Faltaram à sessão: Daniela Fortes (PR) e Anderson de Tuca (PRTB).

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *