Estudo utiliza compostos de plantas contra hipertensão
22 de dezembro de 2015
Polícia flagra crime ambiental na Barra dos Coqueiros
22 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Verão vai ser um dos mais quentes dos últimos 60 anos

O forte calor exige alguns cuidados com a pele e a hidratação do corpo

O ano de 2015 nem acabou, mas a Organização das Nações Unidas (ONU) já confirmou que este foi o ano mais quente da história. E, com o verão, que começou nesta terça-feira, as temperaturas em Sergipe devem aumentar ainda mais. A previsão é que nesses três meses da estação a temperatura média fique em 32° C em Aracaju e 38° C no semiárido do estado. De acordo com o meteorologista Overland Amaral, as chuvas devem ficar abaixo da média, além da sensação de mais calor, o que já foi percebido pela população na primavera.

O fenômeno do El Niño é mais uma vez o culpado pelo calor extremo: ele provoca a diminuição das nuvens de chuva e permite que a radiação solar chegue com maior intensidade à superfície. O fenômeno possui uma ocorrência irregular que varia entre dois e sete anos, e este deve ser o mais forte desde 1997. Com isso, as temperaturas podem se elevar em até 4º acima da média.

De acordo com meteorologistas, os impactos do El Niño, em atividade desde abril, já podem ser sentidos com clareza. Desde a primeira quinzena de novembro, a temperatura no Nordeste já está cerca de 3º acima da média. O fenômeno deve manter-se em ação até o final do primeiro trimestre de 2016, influenciando diretamente o período de chuvas no Sertão, e, consequentemente, agravando a seca.

Verão terá três vírus em circulação

Os recentes surtos de dengue, zika e febre chicungunya, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, podem ser mais perigosos com a chegada do verão e das chuvas esporádicas típicas da estação, o que acarreta no aumento dos focos de água parada.

Os meteorologistas apontam que as temperaturas vão ultrapassar facilmente os 40º C por vários dias seguidos. Daí  a necessidade de tomar alguns cuidados para enfrentar o clima mais quente.

Cuidados com a saúde

Segundo o cardiologista Otávio Gebara, os principais problemas são: sudorese excessiva, dor de cabeça, vertigem, insônia, cansaço, desidratação, alergias na pele, problemas respiratórios e intestinais, afetando principalmente crianças, idosos e grávidas.

De acordo com o médico, no sistema respiratório, as temperaturas extremas e as alterações de umidade podem provocar sintomas de tosse e expectoração. O médico ressalta  que podem ocorrer ainda mudanças no hábito intestinal, como cólicas e vômitos.

Com o calor, os alimentos sofrem uma decomposição mais acelerada, por isso é preciso estar atento ao armazenamento e refrigeração na hora de consumir.

Para se prevenir dos efeitos nocivos que o sol e o calor podem causar, o médico recomenda:

1 – Hidratar-se bem, ingerindo bastante água, usar roupas com tecidos mais leves e frescos, evitar a exposição solar entre 10h e 17h e sempre utilizar o protetor solar no mínimo com fator 30 nas partes do corpo que ficam mais expostas.

2 – Dieta balanceada e utilizar vaporizadores e bacia com água nos ambientes que podem oferecer uma sensação de mais conforto.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *