Blocos de carnaval agora são patrimônio cultural
25 de abril de 2024
Tobias Barreto vai ganhar uma nova unidade do Senac
25 de abril de 2024
Exibir tudo

Políticos de Sergipe adoram a máxima “Mateus, primeiro os meus”

Por Adiberto de Souza *

Muitos políticos de Sergipe não acreditam nas lideranças que os cercam. Prova disso é que preferem lançar como candidatos parentes próximos e cônjuges. O senador Rogério Carvalho (PT) está apostando na cara-metade Candisse Carvalho (PT) como pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, enquanto o ex-deputado André Moura quer eleger a filhota Yandra de André (União) prefeita da capital sergipana. Seguindo a máxima “Mateus, primeiro os meus”, o governador Fábio Mitidieri (PSD) indicou o tio Jorge Mitidieri (PSD) para disputar a Prefeitura de Boquim. Esta receita também foi seguida pelo ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). O distinto sonha em eleger o filhão Talysson de Valmir (PL) prefeito de Areia Branca. Em Lagarto, a família Ribeiro aposta na eleição de Rafaela Hilda para a Prefeitura. A ilustre é sobrinha do deputado federal Gustinho Ribeiro e neta da deputada estadual Áurea Ribeiro – ambos do Republicanos. Para enfrentá-la, os Reis já lançaram a pré-candidatura do deputado estadual Sérgio Reis (PSD), irmão do deputado federal Fábio Reis (PSD). O melhor exemplo da máxima “Mateus, primeiro os Meus” vem de Socorro, onde o prefeito Padre Inaldo (PP) já lançou a pré-candidatura da companheira e deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos). Para evitar uma possível impugnação da candidatura, o reverendo e a parlamentar juram de pés juntos que entre ambos só existe amizade. Então, tá!

Pobres de Marré deci

Sergipe é o 10º estado do Brasil em taxa de pobreza (44,1% da população). É o que revela o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com base nos dados de 2023 da Pnad Contínua. O estudo usa as linhas de pobreza e extrema pobreza do Banco Mundial. Os dados foram convertidos por meio de critérios de Paridade de Poder de Compra. Assim, os valores mensais das linhas de pobreza e extrema pobreza ficaram, respectivamente, em R$ 664,02 e R$ 208,42. Pessoas que viviam com quantias inferiores a essas são consideradas extremamente pobres. Misericórdia!

LGBTI+ nas eleições

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições deste ano e divulgado pela Aliança Nacional LGBTI+, cadastrou 150 pré-candidaturas em todo o país, sendo 132 de pessoas LGBTI+ e 18 de pessoas ligadas à causa. Dos 150 pré-candidatos, 147 são para vereadores e três para prefeito. Sergipe aparece com duas pré-candidaturas. O objetivo do programa de caráter suprapartidário é estimular maior representatividade de pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições. Legal!

Vice-prefeito engaiolado

E quem viu o sol quadrado por algumas horas foi o vice-prefeito de Santana do São Francisco, André Giancarlo Santana (PRTB). O suplicante foi preso, ontem, ao ser flagrado portando armas de fogo e munições sem autorização para tanto. O flagrante aconteceu quando a Polícia cumpria mandados de busca e apreensão em endereços do político. Além de um revólver, foram apreendidas uma arma airsoft, outra de pressão e uma luneta utilizada como acessório para arma longa. Após pagar fiança, o vice retornou à liberdade. Crendeuspai!

Justa homenagem

O casal de professores e escritores Beatriz Góis Dantas e José Ibarê Costa Dantas são os mais novos filhos de Aracaju. Os títulos de cidadania foram entregues a ambos, ontem, em sessão na Câmara de Vereadores. Autor da homenagem, o vereador Professor Bittencourt (PDT) lembrou ter sido aluno do casal na Universidade Federal de Sergipe: “estes novos cidadãos aracajuanos não precisam de muita apresentação para que se possa reconhecer as contribuições que eles deram, dão, e darão a nossa cidade”, discursou o parlamentar. Ibarê nasceu em Riachão do Dantas e Beatriz em Lagarto. Supimpa!

Cadê os “gatos”?

Nunca mais se falou na campanha contra as ligações clandestinas de água tratada, os chamados “gatos”. Até agora, a ação da Companhia de Saneamento de Sergipe contra os ladrões de água puniu apenas alguns miseráveis residentes na periferia de Aracaju e no interior de Sergipe. Por que será que a Deso também não visita os hotéis da Orla de Atalaia, as luxuosas mansões, indústrias, comércio e casas de praia. É nestes endereços que “residem” bichanos bem criados. Desconjuro!

Saúde na UTI

É terrível a crise da saúde pública em Sergipe. Após a dificuldade do governo estadual para realizar cirurgias ortopédicas, agora se torna pública a informação que 268 pacientes estão na fila do Hospital Universitário para serem operados de câncer de cabeça e pescoço. Segundo a vereadora Sheyla Galba (União), não existe previsão para a realização destas cirurgias, procedimento mais indicado para enfrentar a doença. A parlamentar sugeriu que o Hospital de Urgência de Sergipe e o Hospital do Amor, em Lagarto, socorram o Hospital Universitário, visando agilizar as quase três centenas de cirurgias oncológicas. Só Jesus na causa!

Rico em energia

O senador Alessandro Vieira (MDB) quer que o governo federal invista em projetos de energia limpa em Sergipe. Em conversa com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o emedebista disse que, além da riqueza em petróleo e gás, o estado tem grande potencial em energia limpa, especialmente nas áreas de energia solar, eólica e hidrogênio verde. Alessandro Vieira garante que se o governo federal apostar no potencial sergipano, o estado pode se tornar um líder nacional em energia renovável. É, pode ser!

Carnaval é cultura

A Lei reconhecendo como manifestação da cultura nacional blocos e bandas de carnaval foi sancionada, ontem, pelo presidente Lula da Silva (PT). De acordo com a nova legislação, o reconhecimento como manifestação da cultura nacional inclui desfiles, músicas, práticas e tradições dos blocos e bandas. O poder público também terá o dever de garantir a livre atividade desses grupos e a realização de seus desfiles carnavalescos. Aff Maria!

Mal na fita

Sergipe está entre os estados que mais gastam com a folha salarial (58,6%), só ganhando no Nordeste para o Rio Grande do Norte, que consome 76,41% da receita com o funcionalismo. De acordo com o levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública, quatro estados nordestinos aparecem entre os 10 do Brasil que menos gastam com pessoal em relação à sua Receita Corrente Líquida: Maranhão (48,68%), Ceará (49,68%), Bahia (50,51%) e Piauí (51,89%). Os números destacados pelo Ranking de Competitividade indicam a saúde fiscal de cada estado, essencial para atrair investimentos. Home vôte!

Perdidos na periferia

De um bebinho, numa bodega imunda da capital sergipana: “Entre as pessoas que se anunciam como pré-candidatas à prefeitura, tem daquelas que se abrir mão do Google Maps se perde nas ruas, becos e vielas de Aracaju”. Danôsse!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

Publicado no jornal estanciano A Razão, em 26 de abril de 1908.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e no jornal online Gazeta Livre.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *