Professores desenvolvem projeto sobre astronomia
22 de dezembro de 2015
Verão vai ser um dos mais quentes dos últimos 60 anos
22 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Estudo utiliza compostos de plantas contra hipertensão

Manjericão é uma das plantas que integram o estudo

A hipertensão é uma doença traiçoeira que provoca vários sintomas em fases muito avançadas atingindo crianças, adultos e idosos.  Preocupados com o grande número de hipertensos, pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão realizando uma pesquisa com compostos de plantas medicinais aromáticas para encontrar alternativas terapêuticas no tratamento das doenças cardiovasculares.

O estudo conta com a participação do coordenador da pesquisa, professor Márcio Roberto Viana dos Santos, e a colaboração de mais dez pesquisadores, alunos de graduação, mestrado e doutorado. O projeto foi aprovado no edital do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes de Pesquisas (Pronem) e está sendo financiado pelo Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), em parceria com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o pesquisador Márcio Roberto Viana, a pesquisa estuda compostos de plantas naturais que contêm óleos essenciais como capim-santo, capim-citronela, lippia gracilis, manjericão, dentre outros óleos essenciais formados por monoterpeno (composto isolado da planta medicinal). “Nós pretendemos desenvolver um produto biotecnológico desse monoterpeno com uma substância associada ao beta-pineno (substância isolada de plantas medicinais) essas substâncias utilizadas no composto ativo será para amplificar os efeitos melhorar a solubilidade para formar um complexo e testá-lo no efeito anti-hipertensivo.”, explica.

Produto

Segundo o pesquisador Márcio Roberto, a ideia da pesquisa é encontrar alternativas terapêuticas através de um medicamento à base de plantas medicinais. “Nós já registramos o produto que é o beta-pineno e a betaciclodextrina. Eles já estão registrados e em fase de testes finais, dependendo dos testes esse produto pode ser negociado com alguma indústria farmacêutica para fabricação do medicamento”, acredita.

Márcio Roberto explica ainda que o produto está sendo testado em ratos e já foram realizados vários testes com resultados positivos. “Antes de entrar para fins comerciais o produto deve ser testado também em humanos que é o chamado estudo clínico”, explica.

Dados da doença

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2014, foram cadastrados no DATASUS/MS 8.402.992 hipertensos. Já em Sergipe, foram cadastradas no mesmo período 117.009 pessoas. De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), calculada com base na população adulta, em 2014 aproximadamente foram 21 mil casos de hipertensão no Brasil, sendo que em Sergipe foram aproximadamente 300 pessoas.

Fonte: FAPITEC/SE (Crédito/segredodasfolhas.blogspot.com)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *