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Velho Chico vira e enche d’água a Canoa Luzitânia

A Canoa de Tolda Luzitânia virou de lado e foi tomada pelas águas

A Canoa de Tolda Luzitânia está debaixo d’água depois que virou de lado, devido a cheia do Rio São Francisco, que chegou à Reserva do Mato da Onça, em Pão de Açúcar (AL), onde a embarcação está apoitada. Patrimônio histórico nacional, a Luzitânia foi levada pra lá em 2019, quando passou por uma completa reforma, feita pela Sociedade Canoa de Tolda.

Ressalte-se que só foi possível levar a Canoa de Tolda até a Reserva porque naquele ano a vazão do Velho Chico passou de 1.080 m³/s, para 1.400m³/s. Nesta terça-feira (25), a vazão do Rio São Francisco já é de 4.000 m³/s a partir da Usina Hidrelétrica de Xingó, em Canindê do São Francisco (SE).

O restauro da Luzitânia levou cerca de 10 anos, em grande parte por falta de recursos (Clique na foto para ampliar)

A Luzitânia é embarcação tradicional, do tipo canoa de tolda, com capacidade de 200 sacos (cada saco corresponde ao padrão de peso de 60 kg). Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2010, num processo que levou 10 anos, é das mais antigas ainda hoje navegando no Baixo São Francisco. Embora só tenha sido registrada na Agência Fluvial da Capitania dos Portos de Alagoas, em Penedo, na década de 70 do século passado, os registros orais de sua construção remontam aos anos 20.

Projeto Luzitânia

Manter a canoa de tolda ativa, em perfeitas condições de navegabilidade, é o principal objetivo do Projeto Luzitânia, incluindo, naturalmente, a conservação, preservação e proteção da embarcação. Apesar de em 2019 ter passado por um processo inovador de técnicas de restauro e conservação, sobretudo para o casco e superestrutura (a tolda, convés), a canoa Luzitânia é constituída/equipada com elementos compostos por materiais tradicionais, que exigem permanente acompanhamento, recomposição e, ao fim de suas vidas úteis, substituição.

Navegação rotineira

Independente de outras iniciativas e/ou programas da entidade que utilizem a embarcação, a Canoa Luzitânia fazia navegação rotineira, na região do porto em que se encontra, para verificação do estado dos componentes, arejamento do velame, reativação da pintura de fundo e treinamento da tripulação (a navegação com a Luzitânia é uma técnica/arte complexa e exige tempo de formação).

No último dia 22, a situação da canoa de tolda já era muito séria

Por Detaquenotícias, com informações e fotos da Sociedade Canoa de Tolda

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