Banda Patusco animará o Réveillon da Orla
28 de novembro de 2019
Poeta Pedro Amaro vira nome de cordelteca
28 de novembro de 2019
Exibir tudo

Vacinação contra aftosa acaba sábado

Animais com aftosa apresentam febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas

A 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será encerrada, sábado próximo, em Sergipe e em outros 24 estados. Apenas o Espírito Santo e o Maranhão, além de alguns municípios de Mato Grosso do Sul, terão a campanha prorrogada por 15 dias devido a excesso de chuvas ou queimadas. A expectativa do Ministério da Agricultura é a de imunizar mais de 100 milhões de bovinos e búfalos, devendo a cobertura vacinal ficar acima de 98%.

A aplicação da vacina, a nota fiscal de compra e a declaração de vacinação são necessárias para a comercialização de produtos como carne e leite e para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que autoriza o produtor a circular com seus animais. A vacinação garante a erradicação e a prevenção da febre aftosa e, em termos comerciais, evita que a doença sirva de justificativa para o fechamento de mercados para a carne brasileira.

Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa por meio do contato de objetos ou pessoas com a saliva, o líquido das aftas, o leite e as fezes de animais contaminados. Pode afetar bovinos, búfalos, caprinos, ovinos, suínos e animais silvestres com casco fendido (duas unhas). Raramente é transmitida para humanos.

Animais infectados apresentam febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas. Caso esses sintomas sejam identificados é fundamental que o animal seja isolado e, de imediato, se contate o serviço veterinário oficial. Caso se confirme a doença, o animal terá de ser sacrificado.

Fonte e foto: Agência Brasil

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *