Jogos da Primavera serão abertos nesta terça
27 de julho de 2015
AlmavivA proibida de limitar uso do banheiro
27 de julho de 2015
Exibir tudo

TRE inicia nova coleta biométrica em Sergipe

Os eleitores sergipanos que não tiveram as digitais reconhecidas nas eleições do ano passado podem comparecer ao cartório eleitoral para realizar uma nova coleta biométrica. Os horário de atendimento dos cartórios de Aracaju é de 7h às 13h. Nas demais Zonas Eleitorais as pessoas que precisam registrar as digitais podem comparecer nos cartórios das 8h às 13h dos dias úteis.

A Justiça Eleitoral não revela números, mas informa que no pleito passado “alguns eleitores tiveram problemas no reconhecimento das digitais. Somente depois de oito tentativas, a pessoa era liberada para votar com a apresentação de um documento com foto.

A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral ressalta a importância do sistema de biometria para aumentar a segurança do voto e agilizar a votação: “Nas últimas eleições o sistema de biometria – que identifica o eleitor através de dados biométricos, como a impressão digital – foi um sucesso. A nova tecnologia imprime maior segurança e confiabilidade à identificação do eleitor, evitando possíveis fraudes”.

Outra vantagem citada pela comunicação do TRE é que o sistema de biometria permite uma significativa redução das filas para votação, já que não há necessidade de identificação das pessoas através de cédulas de identidade. “Deste modo, o eleitor apenas coloca a sua digital na máquina sendo, em seguida, identificado e habilitado para votar”.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *