Leia o resumo dos jornais desta quarta
6 de abril de 2016
Fahel chega disposto a acabar com crise no Confiança
6 de abril de 2016
Exibir tudo

Traíras em cardume

Na campanha eleitoral que se avizinha, vai reaparecer na praça uma espécie que faz muito mal à democracia e causa sérios prejuízos financeiros aos candidatos descuidados. É o vendedor de votos. Ele costuma encher os bolsos praticando um comércio ilegal muito comum no Nordeste brasileiro. Também chamadas de traíras, essas pessoas aproveitam o prestigio político que têm na região onde vivem para faturar com as eleições. Muitos conseguem vender o mesmo curral eleitoral a mais de dois candidatos. Pior é que a vítima não pode se queixar contra os traíras, pois a compra de votos é ilegal e, por isso mesmo, realizada sem recibo. Ademais, político que faz esse tipo de transação merece mesmo ser enganado, para aprender que o povo não é gado para ser vendido.

Briga boa

Essa guerra jurídica sobre a licitação para a coleta de lixo em Aracaju promete ser longa. Ontem, o Tribunal de Contas de Sergipe recorreu contra liminar suspendendo a tramitação naquela Corte do processo que analisa a contratação da Cavo pela Prefeitura. O TCE alega que, diferente do que disse a empresa coletora, respeitou integralmente os princípios do contraditório e da ampla defesa.

Boca de siri

E os vereadores acusados de se beneficiarem com as verbas indenizatórias da Câmara têm permanecido de bico calado nos interrogatórios policiais. O pacto do silêncio foi mantido ontem por Max Prejuízo (PSB), Agnaldo Feitosa (PR), Anderson de Tuca (PRB) e Jailton Santana (PSDB). Os quatro chegaram calados e saíram mudos da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública. Hoje, serão interrogados os vereadores Ivaldo José (PRTB), Augusto do Japãozinho (PRTB) e Valdir Santos (PTdoB). Não vão dizer nadica de nada.

Presídios armados

É grande a produção de facas e facões no interior das penitenciárias de Sergipe. Fotografias e vídeos feitos pelos próprios detentos mostram a “fabricação” das armas brancas com ferros retirados das paredes do presídio de São Cristóvão. Parte do “arsenal” foi apreendida na última segunda-feira pelos agentes penitenciários. Eles também recolheram no interior das celas dezenas de aparelhos celulares e muita cachaça. Cruz credo!

Ganhou fácil

Dos 24 deputados estaduais, apenas sete não votaram na reeleição da Mesa Diretora da Assembleia. Luciano Pimentel (PSB), Maria Mendonça (PP) e Georgeo Passos (PTC) votaram contra a chapa única. Antônio Santos (PSC), Ana Lúcia (PT), Augusto Bezerra (PHS) e Paulinho das Varzinhas (PTdoB) não compareceram à sessão. Os dois últimos não foram votar porque estão proibidos pela Justiça de colocarem os pés no prédio do Legislativo.

Café político

A Frente Sergipana Brasil Popular promove em Aracaju o Café Nordestino pela Democracia. Será no Cotinguiba Esporte Clube, a partir das 18h do próximo sábado. Além de alimentos agroecológicos doados pelos assentados da reforma agrária, o cardápio consta de muita música, debate e ato político pela democracia. Ao preço de R$ 10, os ingressos estão à venda na CUT, CTB, UGT e nas sedes do PT e do PCdoB. Prestigie!

Novos eleitores

Nos últimos três meses, mais de 27 mil novos eleitores já foram cadastrados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Contabilizando alistamentos, revisões, transferências, e 2ª via, o TRE prestou cerca de 47 mil atendimentos de janeiro último até agora. Somente em Aracaju foram cadastrados nesse período 4.442 novos eleitores. O prazo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral termina no próximo dia 4.

Reconhecimento

O empresário José Augusto Vieira será agraciado pelo Senado com o Diploma José Ermírio de Moraes. O nome do lagartense foi indicado pelo senador Ricardo Franco (DEM). “Essa nossa indicação faz jus à história de sucesso de José Augusto, cuja visão empreendedora o transformou em um dos maiores empresários sergipanos”, discursa o parlamentar. O diploma será entregue em sessão especial marcada para o dia 24 de maio próximo.

Igualzinho

Você eleitor que repete,

Que todo político é ladrão.

Mas vende ou troca o voto,

A cada nova eleição.

Você é igualzinho a eles,

Não vale nem um tostão.

Os versos acima são da cordelista Dalinha Catunda

Carga pesada

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) retoma, a partir de amanhã, a fiscalização da pesagem de veículos nas rodovias federais. Os caminhões abordados nos postos de pesagem terão a documentação conferida para verificar a adequação da carga à nota fiscal. Nesta primeira fase, a fiscalização terá caráter educativo.

Energia perigosa

O ativista ambiental e membro do Greenpeace, Thiago Fonseca Carbonari de Almeida, fará uma exposição sobre energia nuclear. Será a partir das 9h30 de amanhã, no plenário da Assembleia de Sergipe. Vão ser abordados os riscos e as consequências da instalação de uma usina nuclear Sergipe. O evento é promovido pela Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Comunidades Tradicionais e Segurança Alimentar. Participe!

Bate boca tolo

Na falta de um assunto mais palpitante, políticos do PT e do PSB brigam sobre uma possível candidatura de Eliane Aquino (PT) a vice-prefeita de Aracaju. O PT reclama porque o prefeiturável Valadares Filho (PSB) rejeitou Eliane, enquanto os pessebistas lembram que, há pouco tempo, os petistas não aceitavam ela nem como filiada. Tranquila, a viúva do ex-governador Marcelo Déda sugeriu que “a gente precisa parar de inflar discussões desnecessárias”. Certíssima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *