Escola de Estância serve pipoca como merenda
10 de março de 2016
CPTran assume dois postos de fiscalização da CPRv
10 de março de 2016
Exibir tudo

Trabalhadores retomam comando do SINTEPAV

Integrantes da Junta informam aos trabalhadores sobre medidas adotadas no Sindicato

A Junta Governativa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada (Sintepav) assumiu a direção da entidade na última sexta-feira, e já iniciou o processo de transição para a posse da nova diretoria, marcada para o dia 6 de abril.

Os integrantes da Junta estão fazendo uma análise da situação financeira e contábil da entidade e adotando medidas para evitar que o patrimônio da categoria seja dilapidado. Ao final, eles farão um balancete que será entregue aos novos dirigentes no ato da posse. Em todo o processo eleitoral, a Junta contou com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe (CTB/SE).

“Os antigos diretores estavam gastando o dinheiro da categoria sem qualquer controle. O sindicato tem apenas dois carros, e eles abasteciam 10 veículos. Nós já conseguimos sustar uma compra no valor de R$ 11 mil em pneus feita em uma loja especializada”, afirma Ivonildo Pereira, presidente da Junta Governativa do Sintepav.

Os integrantes da Junta identificaram também gastos elevados com passagens aéreas para diversos Estados. “Estamos bloqueando essas compras para eles não usufruírem do que não têm direito. Estamos botando a casa em ordem”, disse Ivonildo.

Para Ivonildo, o mais gratificante nesse processo foi o reconhecimento da categoria. “No dia da eleição, os trabalhadores compareceram em massa para nos apoiar tanto na assembleia de Carmópolis como na de Aracaju. Nós, da Junta, e os diretores eleitos assumimos com o compromisso de fazer uma administração transparente e assim será”, esclareceu.

Eleição

A Junta Governativa do Sintepav foi criada pela categoria depois que os ex-dirigentes da entidade perderam o prazo para a realização da eleição e foram impedidos de movimentar as contas bancárias do sindicato. Por causa do bloqueio, os trabalhadores ficaram meses sem receber os salários a que tinham direito. Com base no estatuto, os trabalhadores decidiram criar uma Junta, registraram a documentação em cartório e convocaram a eleição.

Nesse intervalo, a antiga direção fez ameaças e tomou posse da sede, impedindo o acesso dos integrantes da Junta. O caso foi parar na delegacia de Polícia e na Justiça. Ivonildo e os demais componentes da Junta ingressaram com uma ação de reintegração de posse. No dia 4 de março passado, uma hora antes da realização da segunda assembleia marcada para as 13 horas, a Justiça acatou o pedido da Junta e concedeu liminar determinando a saída imediata dos antigos dirigentes da sede. Em seguida, os trabalhadores que elegeram os novos diretores por aclamação.

Edival Góes, presidente da CTB/SE, reconhece que o processo de retomada do Sintepav pelos trabalhadores foi complexo, mas foi também uma demonstração de que, quando a categoria está unida, nenhuma barreira é instransponível. “Nós conversamos com os trabalhadores da indústria da construção pesada e sentimos que eles estavam precisando do nosso apoio naquele momento; que eles queriam retomar o comando da entidade que estava sem direção. Hoje, nós pudemos constatar que acertamos na nossa política e estaremos ao lado deles para apoiá-los sempre que precisarem”, salientou.

Fonte e foto: Ascom/Sintepav

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *