Em Sergipe, o PT faz uma oposição meia boca
29 de março de 2023
Lançado site que trata sobre a obra da avenida Perimetral Oeste
29 de março de 2023
Exibir tudo

Torturado pela Ditadura Militar vira cidadão aracajuano

Milton Coelho ficou cego devido as torturas sofridas no quartel do Exército

“Quem contar a história do povo aracajuano e sergipano tem que falar de homens e mulheres que resistiram à ditadura militar. E uma dessas pessoas é Milton Coelho de Carvalho”, destacou a vereadora professora Ângela Melo (PT) durante solenidade especial de entrega do título de Cidadão Aracajuano ao ex-preso político, aposentado da Petrobras e um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em Sergipe.

De autoria da vereadora, a proposta para a concessão do título foi aprovada pela Câmara Municipal de Aracaju em reconhecimento à memória e militância histórica de Milton Coelho contra a ditadura militar instalada no Brasil em março de 1964 e que completa 59 anos na próxima sexta-feira (31). Ângela Melo destacou a importância da homenagem, lembrando a trajetória de luta e resistência de Milton Coelho, preso e torturado durante a Operação Cajueiro, ocorrida em Aracaju no ano de 1976.

Como consequência das sessões de torturas no quartel do 28º Batalhão de Caçadores, o ex-preso político ficou cego. “Milton Coelho perdeu a visão, mas não perdeu a coragem, não perdeu a capacidade de sonhar, não perdeu a disposição em seguir nos ensinando com o seu próprio exemplo de vida e é por isso que hoje ele torna-se oficialmente cidadão aracajuano”, celebrou a vereadora.

Luta pela democracia

Durante a solenidade, Milton Coelho reafirmou sua defesa pela democracia e agradeceu a homenagem. “Vamos continuar lutando em defesa do povo brasileiro e da democracia com esforços para o funcionamento do processo democrático. Muito obrigado pela homenagem, em particular agradeço a professora Ângela Melo por este reconhecimento”, ressaltou.

Baiano de nascimento, o homenageado reside em Aracaju desde outubro de 1947.Considerado um dos principais militantes da esquerda sergipana, Milton Coelho é um defensor incansável da democracia e dos direitos humanos. Sua história de luta e resistência contra a ditadura civil-empresarial-militar inspira muitos sergipanos a lutar por uma sociedade mais justa e democrática.

Foto: China Tom/CMA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *