Juíza suspende a interdição de aterro sanitário
29 de março de 2023
Torturado pela Ditadura Militar vira cidadão aracajuano
29 de março de 2023
Exibir tudo

Em Sergipe, o PT faz uma oposição meia boca

Por Adiberto de Souza *

Derrotado na disputa pelo governo de Sergipe, o PT deveria ser a cara da oposição no estado, mas não é o que o partido vem demonstrando. É verdade que aqui e acolá a legenda levanta a voz contra algumas ações do Executivo, porém não passa disso. É preciso admitir que a boa relação do governador Fábio Mitidieri (PSD) com o presidente Lula (PT) retrai a vontade oposicionistas do PT. Esse detalhe, contudo, não deveria ser motivo para o partido se contentar em fazer uma oposição meia boca. Na Assembleia, por exemplo, o deputado Chico do Correio (PT) esbanja elogios ao governador Fábio Mitidieri (PSD): “Ele é meu amigo. O nosso mandato é voltado para as reivindicações da população, mas respeitando o governo”, discursa o ilustre. Pior é que os principais líderes petistas Rogério Carvalho, João Daniel e Márcio Macedo não têm autoridade para condenar o comportamento do deputado quase governista. Ora, como podem advertir Chico se, outro dia, os três foram alegremente almoçar na casa dos Mitidieri, seus principais adversários? Aliás, depois do bem servido regabofe aos vermelhinhos, as más línguas têm espalhado pelas esquinas de Sergipe que o PT come na mão do governo. Home vôte!

Toque de caixa

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) anda criticando a demora do governo em mandar para a Assembleia o Projeto de Lei reduzindo a alíquota do ICMS dos atuais 22% para 19%. Pelo que se sabe, o governador Fábio Mitidieri (PSD) reunirá a bancada governista nesta quarta-feira para pedir que a propositura seja aprovada ainda esta semana. Ou seja, amanhã. Em isso ocorrendo, o pessedista vai repetir os seus antecessores, que usavam o rolo compressor do Parlamento para aprovar projetos a toque de caixa e repique de sino. É o governo que se diz novo, copiando as velhas práticas políticas. Crendeuspai!

Prepare o bolso

Péssima notícia: os preços dos remédios devem subir até 5,6% a partir do próximo sábado. O reajuste nos medicamentos é feito anualmente pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. O aumento este ano vai atingir cerca de 10 mil produtos farmacêuticos. Um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor aponta que o teto dos preços dos remédios não impede reajustes abusivos nas compras realizadas pelos consumidores em farmácias. É o caso, por exemplo, do Clavulin, antibiótico que pode chegar até 86% de diferença nos preços. Já nos medicamentos genéricos, a variação ficou entre 384% no omeprazol, remédio para gastrite, e 91,9% no atenalol, um anti-hipertensivo. Só Jesus na causa!

Desembargador encalacrado

Acusador de vender sentenças judiciais a criminosos, o desembargador sergipano Luiz Mendonça foi afastado do cargo pelo Conselho Nacional de Justiça. Segundo investigação da Polícia Federal, o magistrado teria feito do Tribunal de Justiça um “balcão de negócios” para venda de liminares. De acordo com a PF, Mendonça também cometeu os crimes de “participação em homicídio como autor imediato, lavagem de dinheiro e tentativa de embaraço à investigação”. Em nota curta, o TJ informou que cumprirá a ordem expedida pelo CNJ. Então, tá!

Novo sergipano

Nascido na cidade baiana de Iguaí, o padre Claúdio Dionízio é o mais novo cidadão sergipano. Responsável pela paróquia Bom Jesus dos Navegantes, na Atalaia Nova, município da Barra dos Coqueiros, o reverendo recebeu a homenagem durante sessão solene da Assembleia Legislativa. Autor do Projeto de Resolução concedendo a homenagem ao padre, o deputado estadual Garibalde Mendonça (PDT) disse que o novo cidadão de Sergipe “é um exemplo de fé e age como instrumento de caridade na vida de muitos cristãos”. Amém!

Voo rasante

O candidato derrotado ao governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL), foi pedir ao presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, a implantação de uma pista de pouso em Itabaiana. Ao lado dos deputados federal Ícaro de Valmir e estadual Marcos Oliveira – ambos do PL – Francisquinho fez uma explanação sobre o potencial econômico da região Agreste, fato que, para ele, justifica a construção do pequeno aeroporto naquele município. O trio saiu do gabinete de Barzellay com a garantia de que, já no próximo mês, uma equipe da Infraero realizará os estudos de viabilidade técnica da pista de pouso reivindicada pelo trio. Aff Maria!

Abaixo o preconceito

Atentados a defensores de direitos humanos, homicídios ocorridos durante operações da polícia e situações de insegurança alimentar grave. Estes foram alguns dos problemas do Brasil levantados pela Edição 2022/2023 do Informe ‘O Estado dos Direitos Humanos no Mundo’. De acordo com o estudo, os homicídios são cometidos pela Polícia muito por causa da impunidade dos autores. O fato de as pessoas negras constituírem uma porcentagem desproporcional das vítimas, é uma prova de que o racismo sistêmico no Brasil impulsiona a violência do Estado. Misericórdia!

Fora da escola

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) divulgou uma pesquisa sobre a escolaridade de pessoas trans. Produzido pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais, o trabalho mostra que cerca de 0,02% estavam na universidade, 72% não possuíam ensino médio e outros 56% não completaram o ensino fundamental. Segundo a parlamentar, esses dados revelam a infeliz experiência que muitas pessoas trans passam no dia a dia, ocasionando uma pequeníssima ocupação do grupo no mercado de trabalho. Linda lamentou que em Sergipe não existam informações que permitam enxergar a realidade das pessoas trans no estado. Danôsse!

Garimpando indústrias

O governador Fábio Mitidieri (PSD) aproveitou a estada em Santa Catarina para visitar a fábrica de calçados Di Valentini. O pessedista ficou entusiasmado com a indústria: “Com uma pegada jovem e moderna, a fábrica combina muito com o novo perfil de Sergipe”, disse. Mitidieri propôs aos empresários que instalem uma unidade da Di Valentini no estado. Tomara que as próximas indústrias calçadistas a se instalarem por aqui tenham mais sorte do que a Dok Calçados. Em janeiro passado, esta indústria entrou com pedido de recuperação judicial e demitiu 500 empregados de suas duas fábricas instaladas em Frei Paulo e Salgado. Marminino!

Viva Oxalá

Aracaju vai sediar, sexta-feira próxima, a 8ª edição da tradicional Caminhada para Oxalá, uma marcha em defesa da liberdade religiosa e contra toda forma de preconceito. Um dos colaboradores do evento é o vereador aracajuano Professor Bittencourt (PDT), que tem como bandeiras de defesa do seu mandato o movimento negro e a religião de matriz africana. A caminhada para Oxalá faz parte do calendário cultural e religioso de Sergipe. Este ano, a festa vai homenagear uma das maiores referências das religiões de matriz africana no estado: a saudosa Yalorixá Mãe Wilma de Oxum. A concentração do evento será na praça do Mini Golf, a partir das 16h30. Participe!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 30 de dezembro de 1931.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *