Procon atende denúncias e fiscaliza comércio
27 de março de 2020
Bandidos usam o Covid-19 para aplicar golpe na praça
28 de março de 2020
Exibir tudo

Teatro Atheneu completa 66 anos neste sábado

Durante décadas, o Atheneu foi o único teatro de Aracaju

O mais antigo espaço da cultura sergipana em funcionamento. Trata-se do Teatro Atheneu que neste sábado ( 28), celebra 66 anos e, em especial, no fomento às artes cênicas. Inaugurado em 1954, o local que inicialmente faria parte do colégio de mesmo nome ganhou visibilidade com a passagem dos anos, além de ter contribuído na potencialidade de projetos de vários artistas.

Atualmente, o Atheneu possui 800 lugares e através de uma parceria entre a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e o Instituto Banese foi possível à inserção da numeração dos assentos. “O teatro passou por uma pequena reforma, mas os assentos continuavam sem numeração por isso, no final do ano passado a Funcap oficializou uma solicitação ao Instituto Banese que aprovou a proposta e agora, tanto os assentos do mezanino e plateia estão recebendo a devida numeração que proporciona mais organização ao local”, esclarece o diretor de Cultura da Funcap, Fredson Santana.

De acordo com a coordenadora do teatro, Salete Martins, o Atheneu até hoje sedia grandes celebrações: “Com muito orgulho estou há oito anos à frente do teatro. Ele faz parte da nossa história, do povo sergipano e principalmente da vida dos artistas. Local onde muitos realizaram seu primeiro show, sua primeira apresentação teatral, como também, muitos artistas nacionais e internacionais subiram ao palco”, ressalta.

História

Inaugurado em março de 1954, o Teatro Atheneu é o mais antigo espaço cênico de Sergipe. Foi concebido como auditório para atividades complementares do Colégio Atheneu Sergipense, no entanto, ganhou identidade própria fruto do crescimento da cena cultural de Aracaju.

Durante décadas, o Atheneu foi o único teatro da capital. No seu palco, já pisaram grandes nomes do cenário artístico brasileiro e a realização de espetáculos internacionais, como o ballet Imperial da Rússia. O espaço cultural também foi cenário de importantes manifestações políticas nas décadas de 70 e 80.

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *