Lúcia Falcón fala sobre o Incra
6 de abril de 2016
Telemar é condenada a pagar multa de R$ 8,8 milhões
6 de abril de 2016
Exibir tudo

SSP discute intolerância com representantes de terreiros

O secretário de Segurança Pública de Sergipe, João Batista dos Santos Júnior, recebeu nesta quarta-feira (6) representantes do Asè Egbè Sergipano: Coletivo de Terreiros de Sergipe, para discutir políticas de proteção e combate à intolerância às religiões de matrizes africanas. Os representantes apresentaram seis pontos específicos na audiência, dentre os quais a criação de uma delegacia especializada para acolher vítimas de racismo e intolerância religiosa.

De acordo com o secretário, atualmente o Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) dispõe de um núcleo que cuida de casos de racismo e preconceito e que já está autorizado a receber casos de intolerância religiosa. Ele explicou que a criação de uma unidade específica não seria possível nesse momento em virtude do baixo efetivo policial e da escassez de recursos financeiros. “Peço que os senhores divulguem entre os seus pares que não procurem mais as delegacias de área, caso alguém seja vítima de um caso como esse se dirija ao DAGV”, destacou.

Uma reclamação registrada no encontro pelo coordenador geral do Asè Egbè Sergipano, bàbàlòrisà Paulo César Lira Fernandes, refere-se a casos de apreensão de materiais nos terreiros por parte da Polícia Militar. Sobre esse quesito, o secretário autorizou os representantes do Núcleo de Análises e Pesquisa em Políticas Públicas em Segurança e Cidadania (Napsec/SSP) a criar um grupo de trabalho para qualificar policiais civis e militares no trato com os adeptos dessas religiões.

Também participaram do encontro Anúbia Melo e Abigail Souza, representantes do Napsec/SSP, major PM Cardoso (Ciosp), delegada do DAGV, Mariana Diniz, representantes da Comissão de Religiões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), representante da Sociedade Amòlaiye, Martha Sales Costa e de demais religiões e o superintendente executivo da SSP, coronel José Andrade.

Fonte e foto: Ascom/SSP

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *