Bancos só abrem até hoje
29 de dezembro de 2015
Duas espécies de camarão sofrem risco de extinção
29 de dezembro de 2015
Exibir tudo

SMTT monta esquema de trânsito para o Réveillon

Durante coletiva, Nelson Felipe explicou o esquema de trânsito para o Réveillon

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) montou um esquema para facilitar o fluxo de veículos nas vias de acesso à Orla de Atalaia para o Réveillon 2016 no dia 31 (quinta-feira). A festa é promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), na terceira etapa da Orla de Atalaia, na Passarela do Caranguejo.

Em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), a equipe do Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),  através das companhias de Polícia de Trânsito (CPTran) e de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), a operação prevê, principalmente, um corredor livre de tráfego na avenida Beira-Mar, bloqueando retornos para facilitar a circulação. Estacionamentos de veículos serão proibidos nas principais vias que dão acesso à Orla.

O coordenador de trânsito da SMTT, capitão PM José Luiz Ferreira, alerta sobre a sinalização que será implantada para orientar condutores quanto às novidades que irão melhorar os percursos à praia de Atalaia. “Nossas equipes de agentes de trânsito da SMTT estarão distribuídas durante todo o percurso para facilitar na mobilidade do cidadão”, informou.

Como já realizado todos os anos, o diretor de trânsito, Coronel Cruz, confirmou o fechamento da ‘Passarela do Caranguejo’. “Essa medida é tomada para dar segurança aos pedestres. As duas pistas da avenida Santos Dumont, na Passarela do Caranguejo, serão fechadas para os veículos, em ambos os sentidos, a partir do Posto do Corpo de Bombeiros até o antigo Hotel Parque dos Coqueiros, possibilitando maior conforto e segurança aos participantes do evento”, completou.

Atuação

Toda a área será sinalizada, reforçando as indicações de desvios, isolamento de ruas e demais canalizações, como mudança de sentido e de faixa, principalmente. Alguns semáforos serão retemporizados e/ou desligados, como no caso do conjunto semafórico do cruzamento das avenidas Júlio César Leite e Hildete Falcão, o da avenida Melício Machado, em frente ao supermercado GBarbosa, e o da avenida Heráclito Rollemberg, no conjunto Augusto Franco.

Em um total de 120 agentes de trânsito trabalhando na ‘Operação Réveillon 2016’, controlando o trânsito nos principais cruzamentos e vias. “Nossos agentes de trânsito atuarão para dar essa tranquilidade à população. Pedimos que as pessoas respeitem à sinalização, obedeçam as determinações dos agentes e acima de tudo, as leis básicas do trânsito, evitando, dessa forma, que acidentes aconteçam”, disse.

Mudanças no tráfego

Na quinta-feira, 31, a SMTT iniciará a colocação dos prismas de concreto nos principais locais onde acontecerão as mudanças, fazendo com que a população conscientize-se das alterações. Às 8h, será feito o fechamento total do estacionamento de veículos na ‘Passarela do Caranguejo’, visando facilitar a desocupação da área do evento à noite; também será implantada toda a sinalização temporária de proibição de estacionamento, de sentido e proibição de fluxo.

A partir das 15h, a extensão da Passarela do Caranguejo e Praia de Aruana, do Posto dos Bombeiros à Rodovia José Sarney serão isoladas ao tráfego pela SMTT, CPRv e CPTran, evitando o tráfego e estacionamento de veículos nas vias. As equipes dos três órgãos de trânsito farão a operção “Varredura” na região e removerão os veículos estacionados nessas avenidas.

Às 18h serão feitas as demais alterações no trânsito, a exemplo do tráfego de veículos da avenida Heráclito Rollemberg, sentido oeste/leste, para a avenida Hildete Falcão, bem como o trânsito da avenida Hildete Falcão para o avenida Heráclito Rollemberg, no sentido leste/oeste, em direção ao conjunto Augusto Franco, sem conflito. O fluxo de veículos será canalizado na avenida Luiz Lua Gonzaga (antiga Delmiro Gouveia), na esquina com a rua Urbano Neto, possibilitando o tráfego da avenida sem conflito em ambos os sentidos. Fica proibido, as conversões à esquerda.

A outra mudança acontecerá na avenida Rotary e Beira-Mar, desde os Arcos da Orla até a avenida Tancredo Neves. A partir da meia noite do dia 1º de janeiro, toda essa extensão das vias funcionará em mão única, sentido Praias/Centro. Nesse mesmo horário, será formado um corredor de fluxo de veículos sentido sul/norte nas avenidas Monteiro Lobato e Heráclito Rollemberg, em direção à Beira-Mar.

Caso o condutor siga para a Orla de Atalaia após a meia-noite, a recomendação é utilizar o percurso da avenida Luiz Lua Gonzaga (antiga Delmiro Gouveia), pela ponte da Coroa do Meio (Shopping Riomar) ou avenida Heráclito Rollemberg.

Às 5h, da sexta-feira, dia 1º de janeiro de 2016, o trânsito será restabelecido nas avenidas.

Rotas

O cidadão que desejar ir à Orla de Atalaia para a festa do Réveillon 2016 terá cinco opções de rota:

– Itinerário pelo corredor livre compreendendo as avenidas Adélia Franco, Heráclito Rollemberg, Hildete Falcão e Melício Machado;

– Itinerário pelo bairro Coroa do Meio;

– Itinerário pela avenida Beira-Mar;

– Itinerário pela rua Alexandre Alcino (Rota de Fuga do Tecarmo);

– Itinerário pelo corredor formado pelas avenidas Gasoduto, entrando no Santa Maria, acessando a avenida Alexandre Alcino, chegando na Rota de Fuga do Tecarmo.

Já para retornar da Orla de Atalaia, serão quatro rotas alternativas disponíveis. São elas:

– Itinerário pela inversão do sentido da avenida Beira-Mar, na pista que tem sentido norte/sul, a partir de 0h, desde a avenida Rotary até a avenida Tancredo Neves, fazendo-a operar extraordinariamente com as duas pistas em direção ao Centro da cidade, priorizando o fluxo de saída da Orla;

– Itinerário compreendendo as avenidas Melício Machado, Hildete Falcão, Heráclito Rollemberg e Adélia Franco;

– Itinerário formado pelo corredor compreendido pelas ruas Monteiro Lobato, Heráclito Rollemberg e avenida Beira-Mar;

Itinerário pelo bairro Coroa do Meio

Ônibus

Para que os foliões possam se deslocar de ônibus até à Orla de Atalaia, o transporte público de Aracaju também será alterado. Além de linhas operando sem interrupção e outras estendidas, uma frota especial com 15 veículos será disponibilizada a partir das 18h do dia 31 até às 6h de 1º de janeiro de 2015. O Terminal de Integração da Zona Sul operará ininterruptamente. Os demais, funcionarão normalmente até a meia-noite de quarta-feira, reiniciando às 4h do dia seguinte.

Linhas que irão operar sem interrupção:

– 007 – Fernando Collor / Atalaia

– 008 – Aeroporto / Bairro Industrial

– 040A – Marcos Freire II / Atalaia

– 051 – Atalaia / Centro

– 080 – Bugio / Atalaia

– 701 – Jardim Atlântico/Centro

As linhas regulares do Terminal da Zona Sul que atenderão regularmente ao evento:

– 100 CS1 – Circular Shoppings 01

– 100 CS2 – Circular Shoppings 02

– 501 – Povoado São José / Zona Sul

– 502 – Aeroporto / Zona Sul

– 503 – Conj. Beira Mar / Zona Sul

– 504 – 17 de Março / Zona Sul via Aquarius

– 505 – Santa Maria / Zona Sul

– 600 CP1 – Circular Praias 01

– 600 CP2 – Circular Praias 02

Para o retorno dos foliões, a partir das 4h do dia 1º de janeiro de 2014, dez linhas iniciarão o percurso no Terminal da Zona Sul:

– 002 – Fernando Collor / DIA

– 020 – Piabeta / DIA

– 030 – Marcos Freire I e III / DIA

– 031 – Eduardo Gomes / Desembargador Maynard

– 032-1 – Tijuquinha / Osvaldo Aranha 01

-032-2 – Tijuquinha / Osvaldo Aranha 02

– 061 – Marcos Freire / Centro

– 407 – Padre Pedro / DIA

– 704 – Conj. Jardim / Osvaldo Aranha

– 705 – Parque dos Faróis / Osvaldo Aranha

Táxi

Os foliões que optarem ir ao evento sem o seu veículo, contarão também com o serviço de táxi. Como todos os anos, os pontos de táxi tradicionais serão mantidos, já que a rotatividade de passageiros é grande. Os usuários devem ficar atentos a esses pontos existentes, como o da avenida Rotary até a Rua Niceu Dantas, próximo aos Arcos da Orla, e um outro próximo ao Terminal da Zona Sul. O alerta vai para não tumultuar o trânsito na hora do embarque e desembarque.

Dicas

– Programe-se para chegar cedo à Orla de Atalaia. O ideal é sair de casa antes das 20h para evitar transtornos, evite passar o Réveillon dentro do carro;

– Não insista em passar nos pontos bloqueados pela operação. Isso obstrui o trânsito e prejudica toda a coletividade, congestionando os corredores de acesso à festa. Os percursos preparados podem ser um pouco maiores, no entanto, terão boa e tranquila circulação;

– Estacione o veículo corretamente. Não obstrua o trânsito e observe a sinalização especialmente instalada para o Réveillon.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *