A diferença entre voto nulo e nulidade da eleição
3 de outubro de 2018
Guarda Municipal de Aracaju vai atuar na eleição
3 de outubro de 2018
Exibir tudo

Sergipe tem 130 cavernas localizadas em 19 municípios

O patrimônio espeleológico vai além do espaço físico das cavernas

A quantidade de cavernas descobertas no Brasil está aumentando. A estimativa é de que existam no país mais de 16, 4 mil cavernas conhecidas e catalogadas, sem contar com as que ainda estão desconhecidas. No Estado de Sergipe já são mais de 130 cavernas descobertas por pesquisadores, espalhadas em 19 municípios.

De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil passou de 4,4 mil cavernas catalogadas até 2004 para 16,4 mil registradas até 2017, sendo que o Estado de Minas Gerais é o que possui a maior quantidade de cavernas registradas.

A caverna mais profunda do Brasil é a “Gruta do Centenário”, onde fica o Pico do Inficionado (2.068 m de altitude), na Serra da Caraça, em Minas Gerais. Ela é a maior e mais profunda caverna quartzítica do mundo. Essa gruta possui um desnível de 481 metros.

Outra caverna de destaque no Brasil é a “Toca da Boa Vista”, em Campo Formoso localizada no Estado da Bahia, que possui uma uma extensão de 10.7000 metros. A Caverna do Diabo na cidade de Eldorado em São Paulo é uma das mais visitadas por turistas.

Dados de Sergipe

Em Sergipe, pesquisadores do Grupo Espeleológico Centro da Terra, monitoram as cavernas descobertas em todo o Estado. Recentemente, o coordenador da ONG, o espeleólogo Elias José da Silva, esteve na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para proferir palestra a convite da deputada Ana Lula (PT).

Segundo ele, existem mais de 130 cavernas em 19 municípios sergipanos e com a última atualização da base de dados nacional, este número pode chegar a 140. “O patrimônio espeleológico vai além do espaço físico das cavernas; as próprias histórias e lendas representam, algumas vezes, manifestações culturais que compõem esse conjunto maior que é patrimônio espeleológico”, destacou.

As cavernas registradas em Sergipe estão localizadas nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Divina Pastora, Maruim, Japaratuba, Itabaiana, São Domingos, Canindé do São Francisco, Simão Dias, Tobias Barreto, Lagarto e Rosário do Catete.

Por Aldaci de Souza, da Rede Alese (Crédito: Divulgação Centro da Terra)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *