Senac seleciona pessoal para Aracaju e o interior
3 de maio de 2023
Passatempo, de Carlos Cauê, estréia no Teatro Atheneu
3 de maio de 2023
Exibir tudo

Sergipe é o 4º do Nordeste na busca por crédito

As linhas de crédito não têm sido utilizadas para novos investimentos

Sergipe (0,9%) ocupa a quarta posição entre os estados do Nordeste que mais buscaram por crédito em março passado, na comparação com o mesmo mês de 2022. A primeira colocação é da Paraíba (9,6%), seguida pelo Ceará (6,8%) e o Rio Grande do Norte (2,4%). Esta informação é do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian.

O levantamento do Indicador Serasa Experian revelou, em março, a primeira alta de 2023, de 1,1% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram os grandes negócios que mais buscaram pelo recurso financeiro e impulsionaram o índice com aumento de 22,9%. As companhias de médio porte cresceram 6%, enquanto os micro e pequenos subiram apenas 0,9%.

(Clique no gráfico para ampliar a imagem)

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as linhas de crédito, em sua maioria, não têm sido utilizadas para novos investimentos, mas para fechar as contas no final do mês, auxiliando no funcionamento das empresas. “A desaceleração da demanda por crédito é fruto do consumo por necessidade que também tem sido adotado pelos empreendedores. Além disso, temos a falta de incentivo, já que os juros continuam altos”. Ainda assim, Rabi explica que o destaque das grandes empresas deve-se, principalmente, à possibilidade de exportação. “Atendendo a uma demanda externa, conseguem continuar sustentando sua procura pelo recurso financeiro e fazendo vendas em maior escala”.

Na análise por setor a categoria “Demais” – que contempla empresas de segmento Primário, Financeiro e Terceiro Setor, teve a alta mais expressiva, de 19,2%. O “Comércio” veio logo depois, com 9,6%. Em seguida estava a “Indústria” (4,8%) e o setor de “Serviços”, que foi único a registrar baixa, essa de 5,8%.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Fonte: Serasa Experian (Foto: Agência Brasil)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *