Resumo dos jornais deste sábado
15 de agosto de 2015
Fazenda Mundo Novo, boa opção turística
15 de agosto de 2015
Exibir tudo

Seis praias impróprias para banho

Seis praias em Sergipe estão temporariamente impróprias para banho. São a Prainha do Areal do Rio Santa Maria, situada no bairro no povoado São José; praia de Atalaia Nova (em frente ao antigo Terminal Hidroviário  na Barra dos Coqueiros); Praia dos Artistas (ponto da Coroa do Meio em frente ao Farol); praia do Banho Doce (em frente ao chafariz); Praia do Bico do Pato(abaixo da ponte do Rio Mar); e Praia de Pirambu (ponto de monitoramento próximo a Foz do Rio Japaratuba. O outro ponto da  praia de Pirambu, situado em frente ao Terminal Turístico, está liberado para banho.

Rio São Francisco

Das “prainhas” do  Rio São Francisco, estão impróprias para banho e atividades recreativas a prainha da Adutora (Rio São Francisco), localizada no município de Telha; prainha de Neópolis, ponto em frente a Orla;  e a prainha do povoado Saúde, localizada no município de  Santana de São Francisco.

Período chuvoso

Segundo explica o gerente de Avaliação e Monitoramento Ambiental, Péricles Azevedo, no período chuvoso a contaminação das águas do mar tem a perspectiva de aumentar em consequência de alguns fatores. Salienta que, com a intensidade das chuvas ocorre o aumento do volume das águas dos rios; e com destaque para o arraste de sujidades de suas margens. Essas águas são transportadas até o mar, que através do movimento das correntes marinhas estes contaminantes alcançam às praias.

“Podemos considerar também que por ação das chuvas ocorre o arraste de poluentes das ruas para as galerias de águas pluviais as quais são carreadas até o mar, acrescentando ainda a existência de ligações clandestinas de esgotamento doméstico/sanitário às redes coletoras de águas pluviais, cuja destinação é o mar”, destacou Péricles, enfatizando ainda que os fatores citados podem provocar condições impróprias de balneabilidade, constatadas através de análises laboratoriais por este órgão ambiental.

Sinalização

Com o objetivo de alertar os banhistas para que evitem os locais impróprios para banho, placas indicando o resultado do monitoramento são afixadas pelo órgão responsável nos locais monitorados. A placa de cor azul indica que água está Própria (apropriada) para banho e atividades esportivas. E da cor vermelha, que ponto avaliado da praia está temporariamente Impróprio para banho.

O relatório da balneabilidade das praias de Sergipe pode ser conferido semanalmente por meio do site do órgão: adema.se.gov.br/balneabilidade

(Crédito/Infonet)

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *