Polícia de Sergipe apreende 300 quilos de maconha
30 de janeiro de 2024
Prato do Povo do governo deixará milhares com fome
30 de janeiro de 2024
Exibir tudo

Seca atinge a maioria dos municípios de Sergipe

As altas temperaturas favorecem a diminuição das umidades do ar e do solo

A seca tem causados prejuízos em praticamente todo o estado de Sergipe, segundo o mapa do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O relatório aponta a redução da severidade da seca (de moderada para fraca) no Sul sergipano, enquanto que a seca se manteve moderada nos territórios Centro-Sul, Agreste Central e Médio Sertão, e grave no Alto Sertão. Na Grande Aracaju, Leste sergipano e Baixo São Francisco, a seca se manteve fraca.

Segundo a meteorologista Wanda Tathyana de Castro, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), de acordo com a climatologia e atuação do fenômeno climático El Niño, as condições indicam para a ocorrência de chuvas variando de normal a abaixo da média. Ela também destaca as altas temperaturas, que favorecem o aumento da evapotranspiração e, consequentemente, diminuição das umidades do ar e do solo. “No entanto, mediante as análises meteorológicas, há probabilidade de ocorrer alguns episódios de chuvas que tendem a contribuir com a diminuição do agravamento das condições de seca”, frisou.

É importante destacar que a intensidade de seca fraca causa impactos negativos no plantio de culturas e nas pastagens, enquanto que a condição de seca moderada, além de gerar danos às culturas e pastagens, contribui para os baixos níveis de água nos reservatórios. Já a seca grave causa perdas de culturas e pastagens, como também contribui para a escassez de água.

Fonte e foto: GS

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *