Eneva gera 2.379 GWh de energia bruta no 4º trimestre
31 de janeiro de 2024
MPF de olho nos viveiros de camarão em manguezais
31 de janeiro de 2024
Exibir tudo

Saúde alerta sobre prevenção e sexo seguro no Carnaval

Para a foliã ou o folião que passar por alguma situação de risco existe a Profilaxia Pós-Exposição

A Secretaria da Saúde de Aracaju tem alertado a população sobre a adoção durante o Carnaval de cuidados preventivos, focados em doenças como HIV/Aids, hepatites e sífilis, para a prática do sexo seguro. “As infecções sexualmente transmissíveis continuam sendo um problema de saúde pública relevante. Por isso temos a necessidade de intensificar as orientações de prevenção a essas doenças e no período carnavalesco”, destaca Débora Oliveira, coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Tuberculose e Hanseníase da Secretaria.

“É importante destacar que ter HIV não é o mesmo que ter Aids. Existem muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. O vírus tem, em média, dez anos para poder conseguir quebrar a cadeia e reduzir a imunidade do paciente e aparecer realmente os sintomas [chamados de infecções oportunistas], que aparecem quando já estão na fase avançada, então o paciente vive com o vírus e depois é que vai terminar adoecendo e ter o que chamamos de Aids”, enfatiza Débora.

A Aids é uma doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças, sendo capaz de alterar o DNA das células mais atingidas. Já a sífilis, ressalta a coordenadora, é uma doença curável, porém, quando não tratada da maneira adequada, pode afetar órgãos e sistemas do corpo humano, por isso a importância de conscientizar a população para a prevenção e diagnóstico precoce.

“Na maioria das vezes, a sífilis é assintomática, não apresenta ou não constitui sintomas, a pessoa não sente nada, o que leva a não procura por tratamento e à possibilidade de transmissão da bactéria nas relações sexuais sem camisinha. Já a hepatite é um termo genérico que significa inflamação do fígado. Ela pode ser causada por medicamentos, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, álcool, substâncias tóxicas e vírus. As hepatites B e C são infecciosas e transmitidas por meio do sexo sem proteção e no compartilhamento de seringas e objetos cortantes”, complementa a coordenadora.

Profilaxia em 72 horas

“Para a foliã ou o folião que passar por alguma situação de risco por exposição ao material biológico, seja de forma consentida ou violência sexual, existe a Profilaxia Pós-Exposição – PEP, que é um serviço de urgência em que o usuário tem até 72h para iniciar a profilaxia e são disponibilizados medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o vírus HIV, em situações de exposição e risco como violência sexual, relação sexual desprotegida. O serviço está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento 24h, realizada por 28 dias após a exposição desprotegida”, orienta Débora.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *