Novamente, Sergipe não recebe vacinas contra a dengue
27 de março de 2024
Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde
27 de março de 2024
Exibir tudo

São Cristóvão realiza nessa quinta a Procissão do Fogaréu

Cerca de 250 homens percorrerão as ruas em uma procissão iluminada por tochas

A Procissão do Fogaréu será realizada em São Cristóvão, nesta quinta-feira (28), marcando as celebrações da Semana Santa. Um dos mais importantes eventos religiosos de Sergipe, a procissão será antecedida por uma missa celebrada às 18 horas, na Igreja Nossa Senhora da Vitória, na Praça da Matriz. Após a missa, às 20 horas, cerca de 250 homens percorrerão as ruas do Centro Histórico em uma procissão iluminada por tochas.

A Procissão do Fogaréu foi levada para São Cristóvão pelos franciscanos portugueses

O percurso passará pelas praças do Carmo e São Francisco e, durante a passagem dos fiéis, serão encenados atos da Paixão de Cristo, incluindo a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, a perseguição de Cristo e a condenação de Jesus.

Promovido de forma independente, o evento religioso é realizado por uma comissão conhecida como G12, um grupo formado por homens que encenam os momentos predecessores à crucificação de Jesus. A Prefeitura de São Cristóvão mantém o compromisso com o fortalecimento dos eventos tradicionais da cidade, que é um conhecido polo de turismo religioso, e oferece apoio logístico, estrutura e divulgação.

A Procissão do Fogaréu foi trazida pelos franciscanos portugueses e desde o século XVIII faz parte do calendário cultural do município. Vale frisar que no ano de 1963 aconteceu uma interrupção do evento, por ordens de Frei Fernandes, que justificou, na época, a não compreensão da simbologia por parte dos homens que participavam do séquito. A retomada da tradição do Fogaréu aconteceu em 1978, e, desde então, a mobilização popular ocorria ininterruptamente. Entre 2019 e 2022, no entanto, a organização do evento foi suspensa, por conta da pandemia da covid-19 e retomada no ano passado.

Fonte e fotos: Secom/PMSC

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *