Sergipe, uma nova fronteira agrícola
4 de abril de 2016
Quilombolas ganham terra
4 de abril de 2016
Exibir tudo

Saint-Gobain inaugura fábrica de vidro em Estância

Exatos dois anos após participar do lançamento da pedra fundamental, o governador de Sergipe, Jackson Barreto, volta ao município de Estância para inaugurar a Indústria Vidreira do Nordeste – IVN. A nova unidade, que teve investimento de R$ 270 milhões, é fruto da parceria entre a Ipiaram Empreendimentos e Participações, com sede no estado, e a francesa Saint-Gobain Vidros (Verallia Brasil), fabricante de embalagens de vidros para alimentos e bebidas. O ato ocorreu nesta segunda-feira (4), no município.

O Governo estadual foi colaborador do empreendimento por meio de incentivos do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). Jackson Barreto não escondeu o contentamento de ser participante ocular da história, ao ver o empreendimento deste porte ser erguido na região num delicado momento econômico do país. Para Jackson, esta obra é uma consagração do empreendedorismo sergipano.

“O Estado de Sergipe só tem palavras de agradecimento e reconhecimento. Queremos dizer que eles sejam bem-vindos por este trabalho e este empreendimento, que gerou quase mil empregos em todo o processo em nosso estado. Nesse momento do país, um empreendimento deste porte é um estímulo para Sergipe. A população agradece”, disse o governador, parabenizando o empresário Ruy Campos Vieira, diretor executivo da Ipiaram, responsável pela vinda do grupo francês para o estado.

Quarta unidade no país

A unidade, a quarta da Verallia no país, com um total de 30 mil m² de área construída, emprega 195 pessoas e vai aumentar em 25% a capacidade produtiva do grupo francês, que já opera em Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e São Paulo (SP). Na fase de construção, foram gerados mais 500 empregos.

O diretor executivo Ruy Vieira falou da importância para ele da instalação da empresa no município. “É fazer parte de um projeto para a economia real, importante para Sergipe e toda a região do município de Estância. Este é um empreendimento que vai trazer desenvolvimento, emprego e renda. Irá trazer progresso e consolidar o município como polo industrial de destaque em toda a região”, ressaltou Vieira.

O presidente mundial da Verallia, Jean Pierre Floris, afirmou o imenso prazer de participar da inauguração desta fábrica da IVN ao lado dos parceiros. “Fizemos um alto investimento numa unidade de produção ultramoderna. Tenho certeza que a complementaridade dos dois acionistas irá permitir uma gama de serviços adaptados as necessidades dos clientes. Quero agradecer as autoridades regionais e municipais pelo auxílio e desejo rápido sucesso e prosperidade a essa bela região do Brasil”, disse.

Polo industrial

A IVN conta com uma localização privilegiada, próxima a clientes industriais no estado e boa disponibilidade de matérias-primas, como areia e calcário. A unidade atenderá o mercado da região Nordeste, que possui características próprias, com produtos que são especificamente utilizados por potenciais clientes dessa região.

O prefeito da cidade, Carlos Magno Costa Garcia, não poupou elogios. “Para nós, que fazemos o município, é um privilégio e uma alegria muito grande ter uma empresa desta envergadura no nosso município. Para o governador é uma satisfação nesse momento de crise ter a geração de empregos criados nesta indústria. E a Verallia, desde o primeiro momento, buscou a prefeitura para o aproveitamento da mão de obra local. Isso mostra o compromisso do grupo e nos deixa imensamente satisfeitos em recebê-lo”.

Após a solenidade, houve uma visita guiada pelo interior da fábrica, que cumpre a nova estratégia da empresa de ampliar e fortalecer a marca Verallia no Brasil. Com esta unidade, a empresa firma sua presença no Nordeste, promovendo uma expansão significativa na capacidade produtiva e melhorando o atendimento logístico aos seus clientes.

A unidade fabricará garrafas e potes de vidro com linhas de produtos que atendam os segmentos de mercado de bebidas e alimentos. Atenção especial será dada a produtos especificamente utilizados por potenciais clientes desta região. A unidade produtiva contará com modernos equipamentos e alto nível de automação. A nova fábrica, além de respeitar as normas ambientais, teve como fator determinante em seu projeto, construção e operação, a preocupação com a sustentabilidade e com a segurança dos colaboradores. O investimento trará mais outras três empresas: uma mineradora, uma recicladora e uma transportadora, criando, assim, um pólo vidreiro na região.

Fonte e foto: Secom/Governo

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *