Saint-Gobain inaugura fábrica de vidro em Estância
4 de abril de 2016
Leia o resumo dos jornais desta terça
5 de abril de 2016
Exibir tudo

Quilombolas ganham terra

Decreto presidencial reconhece quarto território quilombola de Sergipe. A área, inserida entre os municípios de Canhoba, Amparo do São Francisco, Aquidabã, Cedro de São João e Telha, no Baixo São Francisco, é composta por 94 imóveis rurais, que serão desapropriados pelo Incra para a criação do território quilombola de Caraíbas.

“É, sem dúvida, mais um momento histórico para a política de regularização de territórios quilombolas em Sergipe. Primeiro, para essas famílias, que, em breve, terão uma área definida e consolidada para preservar sua cultura e construir o seu desenvolvimento. E, também, para o Incra, que tem mais um trabalho reconhecido e assegura novo impulso para as ações desenvolvidas naquela região”, analisou André Luiz Bomfim Ferreira, superintendente regional do Incra em Sergipe (INCRA/SE).

Além de Caraíbas, também foram contempladas com decretos que estabeleceram novas áreas para a criação de territórios quilombolas as comunidades de Gurupá, no Pará, Macambira, no Rio Grande do Norte, e Monge Belo, no estado do Maranhão. Ao todo, cerca de 21 mil hectares foram delimitados para a criação desses territórios, que irão beneficiar diretamente a 680 famílias remanescentes de quilombos.

Caraíbas

Quarta comunidade quilombola de Sergipe a ter seu território estabelecido por decreto presidencial, Caraíbas é composta por 145 famílias. Na localidade, os agricultores desenvolvem culturas de subsistência, como milho e feijão, além de criações de gado, suínos e aves.

Além de Caraíbas, também já tiveram seus territórios reconhecidos por decretos presidenciais assinados nos últimos anos as comunidades de Mocambo, em Porto da Folha, Lagoa dos Campinhos, em Amparo do São Francisco, e Serra da Guia, em Poço Redondo.

Fonte e foto: Incra/SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *