Segurança Pública: das Guardas Municipais e os avanços impostos pela Legislação Federal
24 de dezembro de 2015
Bancos fecham daqui a pouco
24 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Redução de ICMS aumenta número de voos em Aracaju

Aeroporto vai registrar um crescimento de 10% no movimento de aeronaves

Decisão do Governo do Sergipe, através de gestões realizadas pelas Secretarias de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp) e da Fazenda (Sefaz), em reduzir a alíquota sobre o querosene de aviação (QAV) elevou o número de voos de 18 para 24, representando 128 frequências semanais entre Aracaju e os principais pólos emissores de turistas do Brasil

Segundo dados da Infraero, o aeroporto de Aracaju vai registrar um crescimento de 10% no movimento de aeronaves comerciais entre dezembro 2015 e janeiro de 2016 em comparação a igual período de 2014/2015. Além disso, no chamado período de alta temporada, de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, oito novos vôos – obedecendo aos critérios acima – vão pousar e decolar do aeroporto Santa Maria, ligando Aracaju aos principais centros emissores de turistas para o Estado de Sergipe, como Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Belo Horizonte.

Há um efetivo crescimento do número de voos ofertados, bem como demanda para esses mesmo voos. Se for levado em conta que a média de ocupação de uma aeronave é de 160 passageiros, Sergipe vai receber diariamente 3.840 pessoas de diversas cidades brasileiras, ou seja, 115.400 por mês.

Contrapartida

A redução da alíquota do ICMS incidente sobre o querosene de aviação de 17% para 14,5% ou 12% exige como contrapartida que haja o aumento efetivo nas frequências de pousos e decolagens no Aeroporto de Aracaju e ainda o aumento de consumo do combustível quando do abastecimento.

Desse modo, as empresas aéreas Avianca e Gol já implantaram novos voos ligando o Rio de Janeiro e São Paulo à capital sergipana. A Azul já trabalha com vôos extras, sendo previstos 91 voos entre este mês de dezembro e janeiro de 2016. A Tam, que vem realizando trabalho de adequação de sua malha aérea tem, também, interesse em aumentar o números de voos e, a partir do próximo ano, deve iniciar as negociações com o Governo do Estado.

São números a comemorar e representam o esforço efetivo do Governador Jackson Barreto em transformar o turismo sergipano em um produto de qualidade e atrativo para os turistas, além de garantir um contínuo desenvolvimento dessa atividade econômica, reconhecidamente geradora de emprego e renda de forma rápida e permanente.

Números a comemorar

Para o Secretário Adilson Júnior “são dados e números a comemorar, pois representam todo o esforço do Governo do Estado em dar prioridade ao turismo, por reconhecê-lo como uma atividade que ao médio prazo trará maior desenvolvimento ao Estado, com sustentabilidade social e econômica”.

Segundo ele, “muito mais ainda será feito, pois o Estado é hoje um canteiro de obras de infraestrutura turística, que servirá em breve não só ao turista como, também, à população sergipana, que terá mais qualidade de vida”, finalizou.

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *