UFS desenvolve biofilmes para “embalar” frutas frescas
19 de julho de 2015
Habeas corpus coloca em liberdade sargento da Polícia Militar
19 de julho de 2015
Exibir tudo

Profissão de garçon a um passo de ser regulamentada

A profissão de garçom está a um passo de ser regulamentada. O Projeto de Lei n° 1.048/91, aprovado na Câmara dos Deputados em 23 de junho, traz mudanças com relação à cobrança das taxas de serviços, a popular gorjeta. Para se tornar lei, a matéria deve ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT), o que é esperado para os próximos dias. Pelo texto, a cobrança de 10% do valor total da conta pelos serviços prestados torna-se legal, mas ainda em caráter opcional.

Outras mudanças importantes tratam da divisão do valor das gorjetas recebidas pelos garçons. Do montante de 10% recebido pela taxa de serviço, 20% serão destinados à cobertura dos gastos do empregador com recepção, distribuição e pagamento de encargos trabalhistas. Outros 2% deverão ser repassados para o sindicato da categoria, e os valores serão aplicados em obras de assistência social.

A proposta é polêmica e divide opiniões. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirma que, caso seja sancionada, a lei trará consequências negativas para os profissionais. Para a entidade, o projeto é “anacrônico e foi mal conduzido” pelos parlamentares. “A aprovação dessa lei é uma aberração. Ficamos assustados ao ver que um projeto que estava na gaveta havia quase 25 anos tenha sido aprovado sem nenhum diálogo com representantes do setor”, criticou a Abrasel.

O Sindicato dos Trabalhadores em Bares, Hoteis, Restaurantes e Refeições Coletivas de Aracaju festejou a aprovação da Lei n° 1.048/91. “A regulamentação de nossa profissão é uma luta antiga. Esperamos que a Presidente Dilma sancione o texto aprovado pela Câmara dos Deputados”, afirma Mércia Silva, secretária da entidade sindical. Ela concorda com legalização da taxa de serviço, “desde que seja repassada para os trabalhadores”. A lei não impõe a obrigatoriedade da gorjeta, mas a torna legal. Mércia afirma que se houve a sanção presidencial, o Sindicato vai intensificar a fiscalização para garantir que os bares e restaurantes repassem o benefício para os garçons.

O garçon José Inácio dos Santos confessa que nem todos os estabelecimentos repassam os 10% para os trabalhadores. “Conheço bares onde os colegas não têm salário fixo e só recebem parte das gorjetas. Eles não denunciam porque precisam do trabalho”, revela.

O deputado Lindomar Garçom (PMDB-RO), que trabalhou durante oito anos em restaurantes, elogiou o projeto. “A lei não impõe a obrigatoriedade da taxa de serviço, mas a torna legal”, enfatizou. Ele promete apresentar um projeto de lei complementar para aprimorar o texto: “Vamos trabalhar agora para garantir os direitos dos jovens que não foram contemplados no texto.”

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *