Bombeiros que iam socorrer gaúchos se acidentam
6 de maio de 2024
Aracaju amplia locais de vacinação contra a dengue
7 de maio de 2024
Exibir tudo

Por que os ovos marrons são mais caros do que os brancos?

O que influencia no valor nutricional é como as galinhas que colocam esses ovos são criadas

Quem nunca foi ao supermercado e se perguntou: por que uma caixa de ovos marrons custa mais do que uma caixa de ovos brancos? Na hora da compra, você opta por quais? Há quem diga que os ovos marrons, também chamados de vermelhos, são ovos caipiras, e os ovos brancos, de granja. Será verdade?

Não há diferença nutricional entre ovos marrons e ovos brancos. O único fator que interfere na cor é a genética da galinha: se ela possui penas brancas botará ovos brancos. Se tem penas vermelhas botará ovos marrons, e por esse motivo, algumas pessoas chamam esse tipo de “ovo vermelho”, apesar da cor amarronzada.

O que influencia de fato no valor nutricional é como as galinhas que colocam esses ovos são criadas e, mais uma vez, não tem nada a ver com a cor. Ou seja, não é por que o ovo é marrom que ele é caipira, e o mesmo serve para a ideia de que ovos brancos são de granja. Essas denominações são atribuídas ao tipo de criação das galinhas.

Ovos de granja

As galinhas são criadas presas e se alimentam bastante: esse tipo de criação rende mais ovos do que outras. Em algumas granjas, a alimentação das aves é diferenciada para produzir os ovos enriquecidos, com teor de nutrientes mais alto.

Ovos caipiras

Esse tipo de criação deixa as galinhas soltas, e por remeter ao modo de criação de, majoritariamente, pequenos e médios produtores rurais, ela possui esse nome. Elas são criadas livremente e botam seus ovos em ninhos cobertos. Pela legislação que define os parâmetros da criação, a alimentação das aves é totalmente vegetal e sem medicamentos que estimulem o crescimento. Apesar do nome “ovo caipira” ser muito difundido, não estranhe se encontrar alguém falando “ovos tipo colonial” para se referir a ovos de galinhas criadas livres.

Ovos orgânicos

Com uma alimentação livre de agrotóxicos e fertilizantes, as galinhas que botam ovos orgânicos são criadas soltas e também não fazem uso de remédios para crescimento ou antibióticos, tornando seus ovos livres de resíduos químicos.

Tabela nutricional

Calorias: 143 kcal
Proteínas: 13 g
Lipídeos: 8,9 g
Colesterol: 356 mg
Cobre: 0,06 mg
Zinco: 1,1 mg
Vitamina A 79 µg
Tiamina: 0,07 mg
Riboflavina: 0,58 mg
Niacina: 0,75 mg
Carboidratos: 1,6 g
Cálcio: 42 mg
Magnésio: 13 mg
Fósforo: 164 mg
Ferro: 1,6 mg
Sódio: 168 mg
Potássio: 150 mg

Fonte: Site Tudo Gostoso (Foto: Reprodução)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *