Por que os ovos marrons são mais caros do que os brancos?
7 de maio de 2024
Aeroporto de Aracaju recebe donativos para os gaúchos
7 de maio de 2024
Exibir tudo

Aracaju amplia locais de vacinação contra a dengue

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação

A Secretaria da Saúde de Aracaju informou que, a partir dessa quarta-feira (8), mais oito Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão ofertando a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. No total, 16 unidades estão oferecendo o imunizante visando alcançar o público-alvo de 9.833 pessoas, número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde para a capital sergipana.

O secretário municipal da Saúde, João Vitor Burgos Mota, destaca que a imunização contra a dengue é um passo de extrema importância na prevenção contra a arbovirose, fazendo-se essencial o cumprimento do papel cidadão de pais ou responsáveis em levar o público-alvo a uma das 16 Unidades de Saúde da Família que estão disponibilizando o imunizante.

Entram para a lista de novos locais de vacinação contra a dengue a partir dessa quarta-feira, das 8h às 18h30, as Unidades Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Manoel de Souza (Sol Nascente), Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Dona Jovem (Bairro Industrial). Das 8h às 16h30, Santa Terezinha (Robalo), Osvaldo Leite (Santa Maria) e Anália Pina (Almirante Tamandaré). Das 8h às 16h, José Augusto Barreto (Japãozinho).

Continuam em funcionamento para vacinação contra a dengue desde o dia 2 de maio, das 8h às 18h30, as USFs Augusto Franco (Farolândia), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Edézio Vieira (Siqueira Campos), José Calumby (Jardim Centenário), Francisco Fonseca (18 do Forte), Cândida Alves (Santo Antônio), José Machado de Souza (Santos Dumont); e das 8h às 15h30, a USF Celso Daniel (Santa Maria). Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira.

Vacina

A vacina é administrada em duas doses e, conforme o Ministério da Saúde, as doses destinadas à aplicação da D2 serão enviadas posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação. Caso a criança já tenha tomado a D1 e tenha tido dengue, acrescenta 30 dias no tempo para ser tomada a D2, por exemplo. Se tomou a D1 há dois meses, conta-se dois meses para tomar a D2. Caso a criança não tenha iniciado o esquema de vacinação e teve dengue, deve aguardar seis meses para tomar a primeira dose. Vale ressaltar que a vacina contra a dengue não pode ser tomada junto com outra vacina.

Para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina e um comprovante de residência de Aracaju que, no caso das crianças, deve ser em nome do adulto responsável.

Fonte: Ascom/SMS

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *