Blitz educativa conscientiza motoristas de Aracaju
24 de setembro de 2015
PSD realiza amanhã convenção estadual em Aracaju
24 de setembro de 2015
Exibir tudo

PM cumpre ação de reintegração de posse

Esta foi a terceira reintegração de posse feita pacificamente este ano

Integrantes do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC) da Polícia Militar de Sergipe realizaram mais um cumprimento de mandado de reintegração de posse de forma pacífica e sem emprego da tropa. A ação ocorreu no município de Canindé do São Francisco, na propriedade identificada por Fazenda São João, com a presença do GGCC, do oficial de justiça responsável pelo cumprimento e de integrantes do Movimento Sem Terra (MST) ocupantes da propriedade.

Essa é a terceira vez neste ano, que a Polícia Militar garante o cumprimento de mandado de reintegração de posse sem o emprego da tropa. Esta ação ocorreu anteriormente no mês passado em Capela e Carira.

O cumprimento da ação pacífica é resultado do trabalho desenvolvido pelos integrantes do GGCC junto aos ocupantes, mantendo um diálogo aberto e favorável para as partes, demonstrando a forma de agir da Polícia Militar e ressaltando que a postura da Instituição é evitar o confronto e a presença da tropa especializada em ações como essas.

As negociações com os ocupantes da propriedade iniciaram no último mês de agosto, quando os integrantes do GGCC realizaram as primeiras visitas técnicas, promovendo a abertura do diálogo na tentativa de apresentar a importância do cumprimento de uma determinação judicial e também na tentativa do convencimento da saída voluntária dos ocupantes.

Na propriedade, cerca de 200 famílias juntamente com seus pertences em barracos de lona ocupavam a área, sendo que dentre elas, era grande a presença de crianças e idosos. Os cidadãos desocuparam a Fazenda São João após deliberação do movimento e de acordo com o prazo de saída voluntária apresentada pelo Grupo de Gestão de Crises e Conflitos.

Durante o ato de assinatura da certidão de cumprimento de reintegração de posse, os coordenadores do MST em Canindé elogiaram o trabalho da PM através da postura apresentada durante todas as fases de negociações. “O MST em Canindé está vivendo uma nova fase nas reintegrações de posse em seu relacionamento com a Polícia Militar. Só podemos elogiar o trabalho da Polícia Militar, através do GGCC, demonstrando uma postura que facilita o diálogo entre a Instituição e os movimentos sociais”, destacou Antenor Florentino, um dos coordenadores MST no município.

“O diálogo favorável em ações como essas é muito importante para o desenvolvimento da atividade de negociação de conflitos porque gera a confiabilidade entre as partes e evita a exposição dos ocupantes, o uso da tropa no cumprimento e um possível confronto entre Polícia e Comunidade”, enfatizou o capitão Marcos Rocha, coordenador do GGCC.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *