Almaviva tem que regularizar ponto
7 de abril de 2016
PDT de Socorro faz sua convenção neste sábado
7 de abril de 2016
Exibir tudo

Perda de peso é avaliada

Hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física são fatores importantes para uma vida saudável. Com o objetivo de avaliar o efeito de um programa de perda de peso em adultos com excesso de peso, um estudo está sendo realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo coordenado pela professora e doutora, Raquel Simões Mendes Neto.

A restrição de carboidratos na dieta é uma das primeiras atitudes tomadas por quem deseja perder peso. A pesquisadora Raquel Simões alerta que esse ato pode trazer repercussões na saúde, pois o carboidrato bom exerce um papel fundamental no organismo.

“A pessoa que retira o carboidrato da dieta compromete o humor provocando baixa autoestima, sensação de tristeza, queda da energia e traz repercussões comportamentais e psicológicas muito negativas. Também queremos analisar  se a imunidade também reduz”, detalha.

Fase inicial

O projeto está na fase inicial e será trabalhado com três grupos: um grupo com plano alimentar de restrição de carboidrato, o segundo grupo sem restrição de carboidrato e com um tipo de exercício mais tradicional como caminhada. Um terceiro grupo com treinamento funcional com séries curtas de exercício de forma intensa com períodos de descanso.

“São várias questões que estão sendo avaliadas, a exemplo, do tipo de exercício mais adequado para a perda de gordura corporal e não o peso. Além de avaliar a orientação nutricional que teria a maior eficiência na redução ponderal e de paramentos sanguíneo como colesterol, controle da glicemia, controle hormonal e os parâmetros imunológicos”, afirmou.

A pesquisadora orienta que para ter uma alimentação ideal é necessário ingerir de três a quatro porções de frutas por dia, de quatro a seis porções de verduras e legumes e uma boa ingestão hídrica. Além de inserir salada e legumes no almoço e jantar evitando ao máximo o excesso na alimentação.

“Comeu e está se sentindo bem, então pare de comer. Não precisa se sentir cheio para parar de comer. A segunda coisa é evitar esses alimentos problemas que são açucares, salgados e bebidas alcoólicas. Isso ao longo dos dias favorece o ganho de peso. Se evitar a entrada desses alimentos e realizar exercícios físicos, você sair da faixa de risco mais rápido do que você imagina”, afirma a pesquisadora Raquel.

Expectativas

A meta é com a pesquisa definir protocolos melhores quanto à perda de peso, como também, o protocolo de exercício. Além da formação de recursos humanos com a capacitação de mestrandos e bolsistas de iniciação científica. Segundo a professora Raquel, seria mais um caminho de capacitação profissional com a perspectiva de dar um retorno à sociedade com políticas de saúde.

Fonte e foto: Fapitec

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *