Empresário oficializa “compra” do jogo Confiança e Flamengo
19 de janeiro de 2016
Rota do Sertão só fica pronta em 15 dias
19 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Para FAB, cansaço do piloto influiu em morte de Campos

Eduardo Campos e Pedrinho Valadares morreram no acidente ocorrido em Santos

O cansaço de Marcos Martins, piloto do avião que caiu em Santos (SP), em 13 de agosto de 2014, matando o então candidato presidência do PSB e ex­-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o ex-deputado federal sergipano Pedrinho Valadares e outras cinco pessoas, foi um dos fatores que contribuiu para a tragédia, que teve uma sequência de falhas humanas.

O cansaço do piloto foi identificado pelo seu tom de voz. Poucos dias antes do acidente, o próprio Martins já havia dito, em redes sociais, que estava “cansadaço”. A informação já havia sido antecipada pelo jornal Estadão. O relatório com o resultado das investigações realizadas nos últimos 17 meses pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi apresentado nesta terça-feira, aos familiares de todos que estavam no voo e, em seguida, para a imprensa.

Além do uso de “atalho” para acelerar o procedimento de descida na Base Aérea de Santos, as investigações também detectaram a falta de treinamento do piloto, específico para aquela aeronave, um Cessna 560 XL. A Aeronáutica, inclusive, emitiu uma recomendação de segurança à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), três meses depois do acidente.

Durante as investigações foi detectado que a relação entre piloto e copiloto não era boa. Os dois tinham um histórico de atritos e o copiloto, Geraldo Magela Barbosa, teria pedido para não mais voar com Martins.

O avião saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio, rumo à Base Aérea de Santos, no Guarujá, em São Paulo.

Fonte: Estadão

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *