Câmara de Aracaju elege nova Mesa Diretora
10 de novembro de 2022
Grupo É o Tchan anima o Natal Solidário do Santa Maria
10 de novembro de 2022
Exibir tudo

Os militares jogaram a toalha

Por Adiberto de Souza *

O relatório do Ministério da Defesa sobre as eleições sepultou de vez qualquer sonho de golpe, criminosamente defendido por um bando de fanáticos bolsonaristas. Ao admitir não ter encontrado qualquer falha nas urnas eletrônicas, o documento dos militares se assemelha ao ato jogar a toalha. Esta atitude, comum nos esportes de combate, significa interromper a luta e dar a vitória ao adversário. Espera-se que o relatório produzido por um Ministério do próprio governo Bolsonaro funcione como uma ducha de água fria nas cabeças dos golpistas ainda entrincheirado nas portas dos quartéis do Exército. Tomara que o capitão de pijama admita finalmente ter sido derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que volte a trabalhar nos poucos dias que ainda lhe restam como presidente do Brasil. Por fim, a torcida é que os brasileiros desarmem os espíritos, em respeito à democracia, e que o futuro governo seja muito melhor do que este que caminha melancolicamente para o final. Deus seja louvado!

Sem surpresas

A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Aracaju para o biênio 2023/2024 transcorreu sem surpresas. A chapa única, encabeçada pelo vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), foi votada por 23 dos 24 parlamentares. Apenas Linda Brasil (Psol) se absteve. Além do novo presidente, a futura Mesa é composta por Fabiano Oliveira (PP), vice-presidente; Eduardo Lima (Republicanos), 1º secretário; Binho (PMN), 2º secretário; e Sheyla Galba (Cidadania), 3ª secretária. Nos mais de 167 anos de história do Legislativo aracajuano, esta é a primeira vez que se elege uma chapa com todos os vereadores de primeiro mandato. Marminino!

Comes e bebes

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, recepcionou em Brasília aliados eleitos e reeleitos no pleito passado. Entre os convidados para o regabofe estavam o futuro governador de Sergipe Fábio Mitidieri e os deputados federais eleitos Fábio Reis e Katarina Feitoza. Além da confraternização, os pessedistas debateram pautas a serem defendidas pelos parlamentares a partir de 2023. Pelo andar da carruagem, o PSD fará parte da base de apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ah, bom!

Bateu em retirada

Incompatibilidade de visões sobre como atuar em defesa da hotelaria. Este foi um dos motivos que levaram o dono do Grupo Vidam, José Wilson dos Santos, a renunciar a presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe. Defensor do conceito de turismo de luxo, o empresário acredita que esta visão ainda é pouco compreendida no estado. Segundo Wilson, o turismo em Sergipe é predominantemente popular. “Em decorrência disso, mesmo que um grande volume de pessoas venha para o destino, o resultado financeiro para os investidores sempre será baixo, compatíveis com negócios de baixo investimento”, afirma o renunciante. Creindeuspai!

Bem na foto

O senador Rogério Carvalho (PT) participou da reunião do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Após o encontro, o petista sergipano afirmou que se sente honrado em representar Sergipe neste momento de articulação. Também disse que a reunião visou buscar o caminho para garantir a continuidade e ampliação dos programas de transferência de renda para o povo. Outro sergipano muito próximo de Lula é o deputado federal Márcio Macedo (PT), convidado para integrar a equipe de transição. Legal!

Aprendiz de golpista

Uma rápida espiada nas fichas dos heróis de Jair Bolsonaro (PL) explica seus rompantes ditatoriais. A lista dos covardes adorados pelo soldadinho de chumbo inclui ditadores como o paraguaio Alfredo Stroessner, o peruano Alberto Fujimori e o chileno Augusto Pinochet. Sem contar um verdadeiro exército de milicianos. Certas estão as Forças Armadas que não endossaram os apelos de golpe feitos por insanos bolsonaristas. Ninguém melhor do que os militares para saber que Jair Bolsonaro (PL) destila ódio e espalha a discórdia. Também o que esperar de alguém que vive pregando o olho por olho, dente por dente, um verdadeiro discípulo da morte? Home vôte!

Boa nova

O governo de Sergipe vai pagar a segunda parcela do 13º salário no próximo dia 30, juntamente com os salários deste mês. Tradicionalmente, a gratificação natalina era paga em dezembro, mas neste ano foi possível antecipar o pagamento, graças ao empenho da gestão para organizar as finanças do estado. A primeira parcela do décimo terceiro já foi paga ao longo do ano, nos meses de aniversário dos servidores. Supimpa!

Assim com Lula

O governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), não fará objeção caso o partido dele decida compor a base do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entrevistado pelo jornal Folha de S. Paulo, o pessedista afirmou que o “Barba” deve pacificar o país e priorizar os programas sociais na nova gestão. Segundo Mitidieri, o governo federal precisa voltar a investir em programas como Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida, Luz para Todos, que deram certo e movimentaram a economia. Eleitor confesso de Lula, o governador eleito derrotou no 2º turno o senador Rogério Carvalho (PT). Misericórdia!

Dou-lhe uma…

A Secretaria Estadual da Administração vai realizar um leilão de bens móveis inservíveis. O pregão está agendado para às 10 horas do próximo dia 25 e ocorrerá apenas na modalidade online, através do site da RJ Leilões. Ao todo, 96 lotes serão ofertados, com destaque para veículos, motocicletas, bomba centrífuga, container de aço e materiais diversos. Segundo Wedson Nunes, superintendente de Gestão de Patrimônio do Estado, a expectativa é que se arrecade mais de R$ 500 mil. Tá interessado?

E tome festas

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), concede entrevista coletiva, hoje, para anunciar a programação oficial do Réveillon 2023. O encontro do pedetista com os jornalistas acontecerá no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Ontem, o gestor de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), reuniu a imprensa para divulgar a extensa programação da 37ª edição do FASC. O evento, que celebra 50 anos de história agora em 2022 e é tido como um dos maiores festivais de arte e cultura do Norte e Nordeste, acontecerá de 1º a 4 de dezembro próximo. Participe!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 21 de dezembro de 1923.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *