Dia da Árvore é lembrado com uma Aracaju mais verde
21 de setembro de 2017
Huse recebe acelerador linear
21 de setembro de 2017
Exibir tudo

Orquestra Sinfônica recebe o Circuito Musica Brasilis

Orquestra Sinfônica de Sergipe será um dos destaques da noite

Uma mistura cênica-musical promete marcar o próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), que acontecerá no próximo dia 27, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto. O espetáculo faz parte do VIII Circuito Musica Brasilis, série em que a música clássica é contextualizada por roteiros teatrais, idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora, Rosana Lanzelotte. A apresentação em Aracaju encerra temporada de 20 apresentações pelo Brasil, trazendo como temática os 250 anos do Pe. José Maurício Nunes Garcia.

Considerado o maior compositor brasileiro do início do século XIX, José Maurício ultrapassou as barreiras raciais e impressionou a todos os europeus com quem conviveu. No programa consta, a primeira obra escrita pelo compositor aos 16 anos – Tota Pulchra es Maria -, o Laudamus Te (Missa Nª Srª da Conceição) e a Abertura em Ré.

Também serão estreadas “Ulissea e Triunfo da América”, as únicas obras não sacras sobreviventes do compositor, recuperadas em Portugal pelo musicólogo Sérgio Dias. A primeira, cujo título é alusivo à cidade de Lisboa, que teria sido fundada por Ulisses, é uma homenagem a D. João. Já o Triunfo da América é comemorativo da vitória frente às tropas napoleônicas em 1809.

As peças serão interpretadas pela Orquestra Sinfônica de Sergipe, com regência do maestro Guilherme Mannis, tendo as sopranos Marília Vargas e Nalini Menezes como solistas. As peças musicais são intercaladas por textos de autoria da curadora do Circuito, Rosana Lanzelotte, narrados pelo ator Andresson Dias, que revive o compositor. 

 Sessão educativa

 A atual edição do Circuito Musica Brasilis tem acentuado foco em ações educacionais. No mesmo dia 27, às 9 horas, estudantes da rede pública de ensino e de projetos sociais voltados à música assistirão ao espetáculo didático, em que poderão interagir com os artistas a respeito do repertório e instrumentos. Ainda dentro da programação o Circuito será realizado, no dia 25 de setembro, às 19h, um encontro de Rosana Lanzelotte com estudantes e docentes da Universidade Federal De Sergipe.

Sobre o Musica Brasilis

Fundado em 2009 pela musicista e Drª em Informática, Rosana Lanzelotte, o Musica Brasilis, instituto sem fins lucrativos, tem como objetivo o resgate e difusão de repertórios brasileiros de todos os tempos e gêneros, em grande parte inacessíveis por falta de edições. Com mais de 15.000 acessos mensais e cerca de 1500 obras de 500 compositores, o portal Musica Brasilis (www.musicabrasilis.org.br) vem se firmando como uma das principais fontes de acesso às partituras de música brasileira. Entre as ações mais importantes estão quatro edições de exposições interativas e sete edições do Circuito Musica Brasilis.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *