Orquestra Sinfônica recebe o Circuito Musica Brasilis
21 de setembro de 2017
Leia o resumo dos jornais desta sexta
22 de setembro de 2017
Exibir tudo

Huse recebe acelerador linear

O Hospital de Urgência está com todos os leitos para Covid-19 ocupados

E a assistência aos pacientes com câncer do Estado está perto de dar um grande passo: o novo acelerador linear, equipamento para o tratamento de radioterapia, que será instalado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), chega à unidade nesta quinta-feira. A aquisição do novo aparelho é uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), o Governo de Sergipe e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) que, inclusive, não tem medido esforços para melhorar a assistência aos pacientes oncológicos. Com o novo equipamento, o hospital duplicará a capacidade de sessões de radioterapia, passando de 70 diárias para aproximadamente 140.

Segundo a coordenadora da Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira, o acelerador será levado para o bunker do hospital, espaço construído exclusivamente para abrigá-lo, e em seguida começará a ser feita a instalação mecânica do equipamento. Ela ressalta que o novo aparelho para o tratamento de radioterapia é um marco na saúde pública de Sergipe.

“Este equipamento é muito esperado porque conseguiremos duplicar as sessões de radioterapia, beneficiando mais pacientes com câncer e oferecendo uma assistência oncológica muito melhor. E com a chegada do acelerador linear no Huse, daremos sequência às demais etapas para poder colocá-lo em operação. Primeiro, será feita a instalação mecânica do equipamento, depois os testes de condicionamento e aceitação, e em seguida o treinamento das equipes que irão manuseá-lo. Após isso, com segurança, colocaremos o equipamento para funcionar e atender os pacientes. Este novo aparelho realmente é um marco na saúde pública de Sergipe”, disse.

Zerar fila

Atualmente, há cerca de 240 pessoas na fila de radioterapia do Huse, mas, de acordo com o superintendente do hospital, Luiz Eduardo Correia, esta fila será zerada em breve, quando o novo equipamento estiver em pleno funcionamento. “Vamos duplicar as sessões e em pouco tempo conseguiremos zerar a fila de radioterapia. Estaremos dando um grande passo na saúde pública do estado e a assistência aos pacientes oncológicos será mais ágil e de muito mais qualidade”, afirma.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *