Evento marca o dia de luta das pessoas com deficiência
21 de setembro de 2017
Orquestra Sinfônica recebe o Circuito Musica Brasilis
21 de setembro de 2017
Exibir tudo

Dia da Árvore é lembrado com uma Aracaju mais verde

A arborização de Aracaju é uma prioridade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

O Dia da Árvore é comemorado todos os anos no dia 21 de setembro, portanto, nesta quinta-feira. Esta data foi escolhida por anteceder o início da primavera no hemisfério Sul que, a depender do ano, pode acontecer no dia 22 ou 23. E a população de Aracaju tem muito a comemorar neste dia, pois a Prefeitura Municipal, através do Plano de Arborização, já plantou, somente de maio a agosto, cerca de três mil mudas e doou mais 600. Isso significa 3.600 novas árvores na cidade.

Responsável pelo projeto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) priorizou o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, como ipês (roxo, amarelo,  rosa e da serra), sibipiruna, farinha seca e pau-brasil. Outra novidade que também agradou a população é que diversas árvores frutíferas foram plantadas. Pés de caju, goiaba, jabuticaba, pitomba, tamarindo e outras frutas também mudarão a paisagem da cidade que hoje sofre com um déficit acentuado de áreas verdes.

Entre plantios e doações, quatro escolas da rede municipal foram beneficiadas com as mudas, em sua maioria, de árvores frutíferas. Entre as escolas contempladas estão a Emef Jornalista Orlando Dantas, no bairro Olaria, e a Emef Professor Florentino Menezes, no Mosqueiro.

Avenidas e praças também receberam ações do plano. Só no bairro aeroporto, 690 mudas foram plantadas entre as avenidas Alexandre Alcino, Hildete Falcão e senador Júlio Leite. As avenidas Heráclito Rollemberg (Farolândia), Tancredo Neves (Capucho) e Mário Jorge (Coroa do Meio) também foram contempladas. A Praça da Imprensa, no bairro 13 de Julho, e a Praça Mariana M. Moura Souza, no 17 de Março, também tiveram a paisagem modificada com as novas árvores. O projeto se estendeu também aos parques da Cidade (bairro Industrial) e Sementeira (bairro Jardins).

No total, foram contempladas na cidade oito avenidas, três praças públicas, dois parques, dois conjuntos habitacionais e quatro escolas municipais.

Os últimos plantios serão feitos no mês de setembro para dar início à avaliação do que já foi feito. “Agora em setembro estamos fazendo o monitoramento de plantio, avaliando a mortalidade das mudas, a fitossanidade, verificando se estão com alguma praga e, a partir desse monitoramento, fazemos as substituições. Até o fim deste ano vamos substituir as mudas que morreram e definir os locais que serão priorizados pela Emsurb na irrigação”, explica Vitor Melo, engenheiro agrônomo e assessor técnico da Sema.

Árvores frutíferas

Dentro do Programa Municipal de Arborização está o projeto Nosso Pomar. Desde o início do projeto, em meados de julho, dez escolas da rede municipal já foram contempladas com o plantio de árvores frutíferas. Além do plantio, outras atividades fazem parte do projeto. “Vamos às escolas e fazemos uma preparação, promovendo palestras e apresentações teatrais. Depois há o plantio participativo com a ajuda das crianças. Depois disso, os alunos ficam responsáveis pelo monitoramento do que foi plantado e sempre tem apresentação dos resultados. São os chamados ‘amigos do meio ambiente’”, finaliza Vitor.

Horto Municipal

As árvores que atualmente chegam a todos os cantos da cidade saem do Horto Municipal, localizado no Parque da Sementeira, este que é gerenciado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Por mês, são produzidas cerca de 15 mil mudas, o que equivale a uma média de 180 mil mudas por ano. O horto ainda recebe doações de entidades particulares.

Além de tornar mais verde a paisagem da cidade, diminuir o calor e aumentar a umidade do ar, as árvores também ajudam a preservar espécies que há muito tempo não eram vistas por conta da forte urbanização, como o canário-da-terra, que já é visto novamente no Parque da Sementeira.

Texto e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *