Sebrae promove Rodada de Negócios Multissetorial
16 de novembro de 2015
Sergipanas ficam com prata no vôlei de praia
16 de novembro de 2015
Exibir tudo

Órgão da Matriz de Laranjeiras está sem manutenção

Órgão de tubos é inglês, da marca Bryceson

O órgão de tubos instalado na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Laranjeiras, precisa de manutenção urgente. A queixa tem sido feita nas redes sociais por moradores da cidade apaixonados pelo instrumento. O órgão em questão é inglês, da marca Bryceson, e chegou em Sergipe na segunda metade do Século XIX. Esta informação está na monografia da acadêmica Tahis Rabelo, da Universidade Federal da Bahia. Ela revela que “apesar da falta de manutenção, o instrumento secular ainda está em funcionamento”.

A pesquisa feita pela acadêmica sobre o órgão de tubos instalado no coro da Igreja laranjeirense informa que a tubaria apresenta 15 tubos (labiais) de fachada e 12 tubos (palhetados) de madeira na região posterior do instrumento, estando o restante dos tubos na estrutura interna do instrumento.

O órgão tem um teclado manual simples cuja extensão compreende desde o dó1 ao fá 5. Além disso, apresenta cinco registros sendo o primeiro (da esquerda para a direita) responsável por fazer soar os tubos de madeira da parte posterior e é referente à primeira oitava do teclado manual. O segundo registro (sempre da esquerda para a direita) quando 3 acionado faz soar os tubos de fachada.

Entrevistado por Tahis Rabelo, o organista da época, Evandro Bispo, disse que o órgão da Matriz de Laranjeiras possui dois registros de 8 pés, dois registros de 4 pés e um registro de 16 pés e todos eles são referentes ao teclado manual. Ele explicou ainda que anteriormente havia uma indicação sobre cada puxador de registro, mas com o tempo e a falta de cuidados estes se perderam.

Há um sistema de bomba de ar acoplado ao instrumento instalado no mesmo local do antigo fole, na parte posterior do órgão. O dispositivo foi instalado durante a manutenção pela qual passara em 1986, para tornar mais eficaz o processo. “Com relação à pedaleira, observamos um pedal acoplado a esta, tratando-se do pedal de volume (quando empurrado o pedal aciona uma abertura de controle de volume localizada na parte frontal do instrumento, atrás dos tubos de fachada).

A pedaleira do órgão possui vinte e cinco teclas, com extensão de dó 1 ao dó 3. Não há um registro específico para os pedais. Estes soam quando são acionadas as teclas correspondentes nas oitavas 1 e 2 do manual.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *