Cachaça e direção colocam sete atrás das grades
10 de fevereiro de 2020
Banese oferece crédito rural para impulsionar economia
10 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Obras da Prefeitura geram cerca de 800 empregos

Além de gerar empregos diretos, as obras aquecem as vendas das empresas

As obras realizadas pela Prefeitura de Aracaju estão contribuindo para fomentar a oferta de trabalho para operários da construção civil, setor fortemente afetado pela grave crise econômica que assola o Brasil. Com a intensificação dos projetos de melhoria da infraestrutura da cidade a gestão municipal também contribui para a geração de renda.

Os investimentos nesses tipos de projetos, pavimentação e urbanização de bairros, ou o recapeamento asfáltico das principais avenidas, são responsáveis pela criação de aproximadamente 800 vagas de empregos diretos e indiretos, por meio das empresas contratadas para as execuções.

“Há uma grande quantidade de empregos gerados tanto diretamente, pelas obras, por exemplo na contratação para pedreiros, carpinteiros, vigilantes, almoxarifes, operadores de máquinas, entre outros, quanto indiretamente, ao ativar a cadeia produtiva da área de engenharia civil, ou seja, as empresas que comercializam asfalto, ferragens, tijolos, combustível, material elétrico e demais insumos”, explica o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

Além da geração de empregos, os investimentos são o que os economistas classificam como “gastos produtivos”, uma vez que possuem a capacidade de baratear os custos de produção privados, criar melhores condições para o desenvolvimento de negócios e, consequentemente, aumentar as possibilidades de aquecimento da economia local.

Assim, quando uma via importante da cidade é recapeada ou ampliada, consequentemente, reduzindo o tempo de deslocamento tanto dos trabalhadores, quanto da produção, um impacto econômico positivo é alcançado.

Esse protagonismo da administração pública na busca por opções para superar a crise econômica pode ser sentida, também, por meio dos salários que os contratados recebem, pois uma parte deles é gasto no comércio local.

Fonte e foto: Secom/PMA

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *