Iran participa das audiências do Plano Diretor
27 de julho de 2015
Sebrae lança uma competição nacional de startups
27 de julho de 2015
Exibir tudo

Nova espécie de perereca é encontrada em Sergipe

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, em Capela, permitiram a descoberta de uma nova espécie de perereca no estado. O Scinax Nebulosus é uma espécie pequena, com tamanho 23mm, recorrente na Mata Atlântica, especialmente na região da Amazônia.

De acordo com o professor do departamento de Biociências da UFS, Eduardo Dias, a perereca vive em pequenas populações, sendo mais recorrente nas regiões de sub-bosques, que são aquelas áreas de vegetação mais baixa, sempre próximo a lagos e lagoas. “Como todo anfíbio, desempenham, na cadeia alimentar, o papel de controle biológico de pequenos insetos”, explica.

Ainda de acordo com o professor, Sergipe não possui um dado preciso do quantitativo de espécies de anfíbios. Ele conta que estima-se a ocorrência de 90 diferentes espécies em todo território, mas que essa é uma realidade que vem mudando. “Desde 2009, através da universidade, vem sendo desenvolvido um processo de inventário da fauna. Ao longo destes seis anos, quatro novas espécies foram detectadas em diferentes unidades de conservação da natureza”, esclarece.

Para o engenheiro florestal da Semarh, Elísio Marinho, a descoberta de novas espécies nas unidades de conservação da natureza indica a existência de uma grande biodiversidade, chamando a atenção para a importância de preservação daquela área. “As unidades estão abertas para a universidade e são importantes campos de pesquisa em nosso Estado”, ressalta.

Projetos de Pesquisa

A pesquisa para descobertas de novas espécies inicia através da execução de um projeto. A partir desse passo inicial, busca-se financiamento para execução. Os próximos passos são: pesquisa de campo, coleta de material e estudo bibliográfico. O tempo médio de cada pesquisa pode variar entre um e três anos.

Em Sergipe, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) gerencia a Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu, Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul do Estado de Sergipe, Área de Proteção Ambiental Litoral Norte, Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, Monumento Natural Grota do Angico.

 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *