Leia o resumo dos jornais desta quinta
24 de agosto de 2017
PF prende em Aracaju homem que usa identidade falsa
24 de agosto de 2017
Exibir tudo

Não vai dar em nada

Quer apostar uma mariola como cairá no esquecimento a obrigação de os tribunais informarem os salários dos juízes, discriminando, inclusive, valores extras, como subsídios e verbas especiais? Com esta exigência, a presidente do Conselho Nacional de Justiça, (CNJ), ministra Cármen Lúcia, pretende facilitar o controle dos órgãos fiscalizadores e tornar público os milionários salários pagos pelo judiciário brasileiro. Seria ótimo que a determinação fosse cumprida, mas o passado do CNJ diz exatamente o contrário. Em 2012, o então presidente deste mesmo Conselho, o ministro sergipano Carlos Ayres de Britto, tomou decisão idêntica, ao suspender liminares que impediam a divulgação, de forma individualizada, dos salários dos servidores públicos federais, incluindo os magistrados. Na prática, o então presidente do Supremo exigiu respeito à Lei de Acesso à Informação (12.527/2011). Sabe em que deu? Em nada. Tanto isso é verdade que a ministra Cármen Lúcia reeditou a determinação, na esperança de que agora será diferente. Pois tá!

Lero-lero

Segundo o site O Antagonista, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está no conjunto de 57 privatizações anunciadas ontem em Brasília. Em sendo verdade, trata-se de mais um embuste, pois como não tem participação na estatal sergipana, este governo temerário do Brasil não pode vendê-la. Em casos como o da Deso, só compete ao Planalto colocar o BNDES para estruturar as licitações, cabendo ao executivo estadual tomar a decisão final sobre a venda.

Sonhar é livre

O PT sergipano alimenta, com todo direito, a idéia de participar das eleições majoritárias, em 2018. Inicialmente, “plantou-se” a pré-candidatura de Rogério Carvalho ao governo estadual. Agora, espalha-se aos quatro cantos que a vice-prefeita de Aracaju, Eliane quino, é uma ótima opção para disputar uma das duas vagas para o Senado. Resta saber se o governador Jackson Barreto (PMDB) e os demais partidos governistas concordam com tais projetos. Marminino!

Sem álcool

Teste realizado pelo Inmetro atestou que quem bebe cerveja dita sem álcool não corre risco se soprar o bafômetro. Após ingerirem alguns copos da bebida, os voluntários passaram no teste sem acusar nenhuma quantidade de álcool. Foram testadas as marcas Bavária (0,0%), Brahma (0,0%), Colônia (0,2%), Erdinger (0,4%), Estrella Galicia (0,0%), Itaipava (0,0%), Liber (0,0%), Paulaner (0,4%), Schin(0,0%) e Schneider Weisse Tap 3 (0,3%).

Bate boca

Não chamem para a mesma sala de aula o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) e os professores da rede pública. Revoltados com o projeto fundindo os fundos de pensão do Estado, os educadores criticaram o petista, que é líder do governo. Alguns chegaram a desejar a morte do parlamentar. Injuriado, Gualberto reagiu: “Eu não tenho medo deste setor! Podem gritar, espernear, arremessar ovos, podem tudo. Agora no que eu puder reagir para defender minha integridade, eu vou fazer, pois não tenho sangue de barata”. Misericórdia!

Alça de mira

Alguém sabe a quantas anda as investigações feitas pela Polícia Federal no telefone celular e no computador do secretário estadual da Saúde, Almeida Lima (PMDB)? Em abril último, equipes da PF e do Ministério Público Federal realizaram busca e apreensão na casa de Almeidinha e levaram o “Graham Bell” e o  Notebook. A ação fez parte da Operação Satélite, que investiga crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa. Crendeuspai!

Zonas defendidas

Prefeitos sergipanos são contra a extinção das zonas eleitorais instaladas em Frei Paulo, Itabaianinha, Riachuelo, Cedro de São João, Pacatuba e Poço Verde. Ontem, vários deles apelaram pela manutenção ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes. Acompanhando os prefeitos, o deputado federal André Moura (PSC) disse que, se efetivada, a extinção prejudicará o eleitor, que precisará se deslocar para municípios vizinhos. O ministro prometeu analisar com carinho o apelo dos sergipanos.

Fica pra depois

O padre Isaias Nascimento, coordenador da Cáritas Diocesana de Propriá, anunciou o adiamento da 39ª Romaria da Terra, prevista inicialmente para o próximo domingo, no assentamento Borda da Mata, em Canhoba. Segundo o religioso, a suspensão da festa foi motivada pelo tempo chuvoso na região, devendo uma nova data ser anunciada posteriormente. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Fartura no campo

A produção sergipana de feijão deste ano em Sergipe apresentou crescimento de 251%, em relação a 2016. Segundo o IBGE, a safra pode chegar a 9.636 toneladas, bem maior do que as 2.691 toneladas colhidas no ano passado. O secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal, atribui a boa produção ao bom inverno, aos incentivos e a distribuição de sementes selecionadas pelo governo estadual. Que bom!

Fermento no bolo

E os prováveis candidatos nas eleições de 2018 seguem “plantando” notinhas na imprensa local. Diariamente, se ler releases levantando a bola dos pretendentes. Uns apresentam suspeitas pesquisas colocando-os na dianteira, enquanto outros divulgam participações em eventos públicos. Esta é a fase de se valorizar e, também, de “queimar” os adversários do próximo embate. Quando 2018 chegar, a disputa eleitoral começa mesmo pra valer e só vencerá quem tiver cacife político e, naturalmente, muitos votos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *