Dentista Armando Barros morre em Aracaju
9 de setembro de 2022
Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 70 milhões
10 de setembro de 2022
Exibir tudo

Morre Wellington Elias, decano da crônica esportiva de Sergipe

Wellington Elias também foi técnico de futebol

Morreu de causa natural aos 95 anos de idade o jornalista e radialista Wellington Elias. Um dos mais brilhantes comentaristas esportivos do rádio nordestino, Wellington Elias também escrevia crônicas irretocáveis sobre pessoas e o cotidiano sergipano. Foi dirigente esportivo e funcionário público federal. O velório está acontecendo no Cemitério Colina da Saudade, onde acontecerá o sepultamento às 10 horas deste sábado (10).

Wellington Elias iniciou sua carreira na extinta Rádio Difusora de Sergipe, atual Rádio Aperipê. Também trabalhou na Rádio Liberdade AM, na Rádio Cultura e, por último, na Rádio Jornal de Sergipe AM 540. Foi comentarista esportivo das TVs Sergipe e Atalaia e escreveu para os principais jornais da capital sergipana.

Foi na Rádio Cultura de Sergipe que viveu os melhores momentos da sua carreira. Na equipe esportiva ocupou o lugar do também renomado radialista Raymundo Luiz, com quem também integrava a equipe redatorial da emissora católica.

Um assunto puxa outro

Suas últimas atividades jornalísticas foram desenvolvidas na Rádio Jornal de Sergipe, a Voz do Povo, atuando como comentarista esportivo e, também, fazendo comentários diariamente na programação da emissora. “Um Assunto Puxa Outro”, era o título do seu comentário no programa de esportes, mas que abordava assuntos diversos.

Trabalhou com os principais radialistas sergipanos nas emissoras de rádio e televisão. Com Carlos Magalhães formou uma dupla que por décadas narrou os principais acontecimentos esportivos de Sergipe. Juntos, trabalharam na Rádio Cultura e Rádio Jornal. Também com o narrador José Antônio Marques formou outra dupla que marcou época na Rádio Jornal.

Ainda na Rádio Cultura, Wellington Elias escreveu, por anos, “Uma Crônica Para Você” que era lida pelo radialista Reinaldo Mouro, dono de uma das vozes mais bonitas do rádio sergipano. Contava fatos e histórias de personalidades, pessoas do povo e lugares da capital Aracaju, de uma maneira leve e bastante ilustrativa.

Foi técnico de futebol

No futebol também foi técnico na década de cinquenta, comandando o Olímpico e o Cotinguiba. Teve uma homenagem prestada pela prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, que batizou com o seu nome o estádio de futebol daquele município.

Em maio de 2018, recebeu das mãos do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, a “Medalha da Ordem de Mérito Parlamentar”- o mérito parlamentar é o mais alto grau do rol de homenagens da Casa Legislativa- , cuja indicação foi feita pelos então deputados estaduais José Carlos Machado e Suzana Azevedo.

Wellington Elias é considerado por muitos como o maior comentarista esportivo da imprensa sergipana, sendo responsável por vários bordões que lhes identificavam perante as torcidas. “O diabinho”, como era conhecido, deixa um vazio no coração de todas as torcidas.

Luto oficial

A Federação Sergipana de Futebol (FSF), decretou três dias de luto em respeito ao falecimento. Em nome dos colaboradores da FSF, o presidente da entidade, Milton Dantas lamentou a morte do desportista ” É com profunda consternação e pesar que recebemos a notícia do falecimento do cronista que marcou a minha juventude e de muitos apaixonados pelo rádio e o futebol sergipano. Wellington Elias é um ícone do rádio esportivo sergipano e marcou época em todos os quesitos na imprensa local. Era um grande incentivador do nosso esporte e seus comentários eram brilhantes. Todos estamos em luto neste momento muito difícil” finalizou, Milton Dantas.

Fonte: Portal de notícias Radar Sergipe

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *