Polícia Militar de Sergipe tem novo comandante
4 de janeiro de 2023
Deve chover em Sergipe mais de 50 mm até segunda-feira
4 de janeiro de 2023
Exibir tudo

Minha Casa, Minha Vida voltará com força total

O Brasil tem um déficit habitacional de 5,9 milhões de moradias

O novo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho (MDB), que sua equipe vai começar a trabalhar “imediatamente” em uma reconstrução do programa habitacional Minha Casa Minha Vida e que não vai haver limitação ao investimento privado no saneamento. O emedebista afirmou que “precisamos reconstruir quase tudo nesta pasta, a começar pelo Minha Casa Minha Vida”.

O programa habitacional reduziu o ritmo nos últimos anos, com uma série de construtoras optando por diminuir lançamentos no segmento diante da baixa atratividade dos projetos em meio ao movimento de alta de juros e inflação e queda da renda. As últimas mudanças ocorreram no segundo semestre do ano passado e incluíram aumento da faixa salarial de famílias atendidas.

O ministro afirmou durante a cerimônia que o Brasil tem um déficit habitacional de 5,9 milhões de moradias e que o Minha Casa Minha Vida, criado em 2009, contratou 4,2 milhões de residências até 2016. O programa foi substituído no governo de Jair Bolsonaro (PL) em 2020 pelo Casa Verde e Amarela, mas não decolou.

Segundo o ministro, enquanto o governo federal não vai “limitar o investimento privado em saneamento”, vai agir em áreas mais pobres onde não há interesse da iniciativa privada em investir. “Vamos avançar onde pudermos avançar na questão do saneamento básico…Hoje há cerca de 1.200 municípios onde não há saneamento vindo da iniciativa privada, nem do poder público.”

Fonte: Portal 247

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *